top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Rede Drogal recolhe mais de 460 mil quilos de medicamentos vencidos da população para descarte


Uma empresa especializada faz a retirada e a destinação correta dos medicamentos - Foto: Divulgação

A adesão dos clientes ao serviço de recolhimento de medicamentos vencidos ou em desuso implantado pela Rede Drogal, desde setembro de 2021, tem sido surpreendentemente positiva. O balanço soma 460.670 quilos descartados corretamente. A legislação inicialmente estipulava a instalação de coletores apenas em cidades com mais de 200 mil habitantes (isso em 2021) e acima de 100 mil habitantes em 2023. Por entender a importância deste serviço, a rede de farmácias ampliou a abrangência, possibilitando o descarte em todas as suas 309 unidades, distribuídas em 110 cidades.




Os displays contam com dois compartimentos: um exclusivo para medicamentos e outro para as embalagens (caixas e bulas). A destinação correta dos resíduos coletados contempla um trabalho completo de logística reversa. Os clientes levam os medicamentos em desuso até uma unidade da Rede Drogal, que recolhe e encaminha para a seu Centro de Distribuição (localizado em Piracicaba/SP). No CD, uma empresa especializada faz a retirada e a destinação correta dos medicamentos.



Marcelo Cançado, diretor administrativo da Rede Drogal, comenta que a adesão da população comprova a necessidade deste tipo de iniciativa. “Ficamos muito felizes com o resultado. Em todas as unidades, tivemos a participação positiva dos clientes, que levaram os medicamentos para o descarte correto. Conseguimos um sistema de logística reversa assertivo, importante para evitar a contaminação de lençóis freáticos, mananciais e solo, preservando o ambiente e a saúde da população”.


A implantação do sistema de logística reversa na Rede Drogal atende ao Decreto Federal n° 10.388/20 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e ao Termo de Compromisso firmado entre o Governo de São Paulo, Cetesb e representantes do setor farmacêuticos. “Por decisão dos nossos diretores, levamos os pontos de coleta para todas as unidades, possibilitando o descarte correto inclusive nas cidades fora da legislação. Foi uma iniciativa que mostrou o envolvimento dos clientes em usarem o serviço, descartando corretamente os medicamentos em desuso”.


Como usar os pontos de coleta - O consumidor não deve retirar o produto da embalagem primária, que é aquela que fica em contato direto com o medicamento. No caso de líquidos, a embalagem primária é o frasco de vidro ou plástico; no comprimido, é o blister de alumínio. O consumidor deve levar os produtos aos estabelecimentos da forma que estão, não deve descaracterizar o medicamento. As bulas e as embalagens secundárias, que são as caixas de papelão, devem ser descartadas no nicho para essa finalidade.


Importância do descarte correto

O descarte de medicamentos vencidos ou em desuso de forma aleatória, no lixo comum ou no vaso sanitário, pode gerar impactos negativos ao meio ambiente e à saúde. Cada quilo de medicamento descartado incorretamente pode contaminar até 450 mil litros de água. A composição química dos medicamentos pode transformar-se em substâncias tóxicas e afetar o equilíbrio do meio ambiente. Descartadas de forma inadequada, as substâncias se misturam ao lixo comum e voltam para a natureza ainda ativas, podendo contaminar o lençol freático e até mesmo a água usada para consumo. Isso porque os resíduos químicos dos medicamentos acabam diluídos na água e são praticamente impossíveis de serem eliminados pelo processo de filtragem. Ou seja, a água é contaminada por esses agentes e retorna aos fluxos hídricos concentrada de resíduos.


SERVIÇO

Balanço Drogal Sustentável: O que é: Coleta de Medicamentos vencidos/em desuso. Resultado: 460.670 quilos de medicamentos coletados (vencidos ou em desuso). O que pode ser descartado: Medicamentos com o prazo de validade vencidos ou que não estejam mais sendo utilizados. Informações: 0800-771-2120.


Kommentit


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page