top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Podcasts: saúde mental é o gênero mais consumido pela Geração Z no mundo todo


Mais da metade dos brasileiros de 18 a 24 anos escuta podcasts semanalmente - Imagem: Divulgação

A geração Z é uma geração altamente engajada com o áudio digital. Em 2021, os GenZers fizeram streaming de música com muito mais frequência do que usou outras mídias, como vídeos, jogos e TV. Além disso, só no último ano, o streaming médio de podcasts da Geração Z no Brasil aumentou 56% no Spotify no 1º trimestre de 2022 comparado ao mesmo período de 2021. Hoje, 59% dos brasileiros de 18 a 24 anos escutam podcasts semanalmente, de acordo com o relatório global de tendências anual do Spotify, Culture Next.


O estudo mostra ainda que saúde mental é o gênero mais consumido pela Geração Z no mundo todo. No Brasil, essa faixa etária ouviu 111% mais podcasts sobre saúde mental no 1º trimestre de 2022 do que em 2021. De acordo com a Geração Z, um dos principais atrativos do formato dos podcasts é que ele serve como um lugar seguro em que é possível processar sentimentos, um espaço livre de julgamentos, não importa se as pessoas se sentem muito vulneráveis para se expressar ou ainda estão buscando as palavras certas para definir o que estão sentido.


Ainda segundo o Culture Next, 56% dizem que recorrem aos podcasts para encontrar respostas a questões difíceis e pessoais antes de conversar com as próprias famílias. Já 83% desse grupo ouvem podcasts para usar as informações nas conversas com os amigos. Isso não quer dizer que a Geração Z deixou de ter conversas profundas com outras pessoas, mas os podcasts se transformaram em um complemento poderoso.


Confira seis podcasts relacionados ao tema que podem fazer parte da rotina e, de quebra, dar aquela dose diária de boas vibrações.

Apresentado por Suellen Massena, este Original Spotify traz ao centro da conversa assuntos como o caminho para o autoconhecimento, a expansão do conceito de bem-estar e a prática de mudança de hábitos diários. Em episódios curtos, diariamente, ela faz reflexões com as quais pretende munir os ouvintes para a construção de uma vida harmônica. Todos os dias.

Alana Anijar, psicóloga e especialista em Terapia Cognitivo Comportamental, aborda assuntos como saúde mental, inteligência emocional e autocuidado com uma linguagem acessível e empática. Para este mês, Alana apresenta conteúdos de conscientização à valorização da vida, sobre a maneira que a comunicação pode ajudar pessoas em situação de risco e mais. Toda terça-feira.


Neste Exclusivo Spotify, Iandê Albuquerque traz textos sobre amor próprio, autocuidado, resiliência, coragem, entre outros temas. Tudo feito de forma acolhedora com a promessa de fazer companhia aos ouvintes nos dias mais difíceis, oferecendo a mensagem que precisa ser ouvida naquele momento. Toda segunda-feira.

A escritora e jornalista Natália Sousa encabeça este Exclusivo Spotify como quem recebe amigos em uma mesa de bar. Aqui há espaço para confissões e conversas honestas que fazem com que os ouvintes sintam que não estão a sós justamente para dar nome aos sentimentos, mesmo quando são negativos, pode ajudar a lidar com as situações mais complicadas da vida. Toda quarta-feira.


Com a mesma sinceridade, bom humor e sarcasmo que viralizou seus vídeos de Tiktok sobre relacionamentos tóxicos, a maquiadora Ana d'Utra Vaz entra em detalhes sobre estratégias que mulheres e homens podem utilizar para se afastar de pessoas tóxicas ao mesmo tempo em que se tornam parceiros melhores e aprendem a cultivar a auto-estima e o amor próprio. Semanalmente.


Neste Original Spotify, o ouvinte tem acesso a dois momentos de reflexão diariamente, um pela manhã (Liga) e outro à noite (Desliga). Leo Hwan é o apresentador e guia durante a jornada, que pretende aliviar o estresse e o excesso de cobranças vividos no dia a dia. Liga/Desliga joga luz em aspectos diversos da vida, como saúde emocional, bem-estar e autocuidado. Todos os dias.

Comentarios


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page