Piracicaba (SP) terá embaixadoras na 5ª edição do Encontro dos Trancistas no Rio de Janeiro
- O Canal da Lili
- 13 de mai.
- 3 min de leitura

*Por: Eliana Teixeira
A representatividade de Piracicaba (SP) está garantida na 5ª edição do Encontro dos Trancistas –, que acontece no próximo dia 25 de maio, na capital do Rio de Janeiro. Considerado o maior evento do Brasil de capacitação profissional do segmento, o Encontro dos Trancistas – idealizado e organizado pela empresária Cris Pires - terá palestras, demonstrações ao vivo – técnicas Box Braids, Nagô, Lace Wigs -, espaço para marcas e produtos, além de momentos para networking.
O evento deve atrair cerca de 350 profissionais de todo o País e também do exterior. “O Encontro dos Trancistas é uma celebração do fazer ancestral, da arte e da resistência. É um espaço de conexão entre profissionais que, como eu, veem nas tranças mais que um penteado e sim, uma expressão de cuidado, força e cultura”, destaca Mirian Aguiar, 40 anos, uma das duas embaixadoras de Piracicaba, que estará no Encontro dos Trancistas.
Trancista profissional há 25 anos, Mirian Aguiar conta que o envolvimento com as tranças começou ainda na infância, como herança afetiva e ancestral. “Hoje, também sou cabeleireira e facilitadora da Oficina Trançar Terapêutico, uma proposta que une cuidado, escuta e identidade”, enfatiza ao explicar que sua trajetória profissional pesou como critério para ser uma das embaixadoras de Piracicaba no evento. “É uma trajetória que venho construindo com amor e compromisso, principalmente através do Projeto Raízes Nagô, do qual sou coordenadora na 4ª edição (será nos dias 5 e 6 de julho, em Piracicaba)”, completa.

Empreendedora, Mirian afirma carregar com ela a missão de fortalecer o poder terapêutico das tranças, a valorização das raízes afro-brasileiras e a autonomia de outras mulheres. Ela acredita que um evento como Encontro dos Trancistas é uma oportunidade de visibilidade e valorização. “Um evento como este é alimento para a alma e força para a caminhada, amplia nossas vozes, cria redes de apoio e reforça a importância do nosso ofício na construção de autoestima, pertencimento e cura”, avalia Mirian. “Vai ser uma honra fazer parte desse momento tão especial ao lado de grandes nomes do nosso segmento, além de celebrar a nossa cultura com muita representatividade, aprendizado e certificação internacional”, complementa.
Para a também embaixadora de Piracicaba no evento, Isabelly Vitória Silva, 22 anos, trancista há cerca de 6 anos, o Encontro dos Trancistas proporciona reconhecimento e visibilidade. “Através deste evento consigo ter mais contato com outras trancistas. Sem falar que, é uma delícia participar do evento, temos muitas trocas de experiências e oportunidades de se desenvolver profissionalmente”, analisa.
EVENTO INTERNACIONAL
De acordo com Cris Pires, idealizadora e organizadora do Encontro dos Trancistas, a 5ª edição será realizada no Hotel S Suite, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro, com estimativa de um público de 350 profissionais do Brasil inteiro e também de fora do País. “São profissionais que têm sede de conhecimento e o objetivo é proporcionar aprendizado, troca de experiências e reconhecimento para quem trabalha com tranças”, afirma a organizadora do evento. “O Encontro dos Trancistas é o projeto da minha vida. E o propósito é claro: valorizar uma arte que já conquistou o mundo”, completa.

Cris destaca que, atualmente, milhares de trancistas em diversas localizadas proporcionam beleza, estilo e autoestima. “Não importa onde estejam: suas mãos falam alto. Seja em salões simples ou nos palcos internacionais, elas transformam. Transformam pessoas. Transformam carreiras. Transformam realidades. E foi por isso que o Encontro nasceu, para reunir essa potência, capacitar, profissionalizar e dar visibilidade a quem escolheu viver da arte de trançar”, conta a idealizadora e organizadora do evento.
“A cada edição, trancistas chegam com sonhos e saem com planos. Chegam cheias de dúvidas e saem com direção. Chegam sozinhas e saem fazendo parte de uma comunidade”, enfatiza Cris Pires.
Comments