Piracicaba (SP): programa EducaTrilha na Escola 2025 divulga escolas premiadas e resultados na quinta-feira (6)
- O Canal da Lili

- 3 de nov.
- 2 min de leitura

Acontece nesta quinta-feira (6), às 19h, no anfiteatro da SME - Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, evento de finalização das atividades de 2025 do programa “EducaTrilha na Escola”. Na oportunidade, serão conhecidos os resultados e anunciadas as escolas vencedoras desta edição.
“O evento de premiação do EducaTrilha é sempre um momento muito emocionante, pois conseguimos ver em uma noite o resultado de um ano inteiro de trabalho, de muitas trocas e construção conjunta. É um momento mágico de celebração”, afirma Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, idealizadora e coordenadora do programa.
O “EducaTrilha na Escola”, que comemora 10 anos em 2025, é um programa de educação ambiental, cultural, inclusiva, climática e de promoção de saúde e bem-estar realizado com escolas municipais, estaduais e particulares, a partir de um processo formativo e de um concurso de projetos educativos que incluem visitas à Estação Experimental de Tupi (Horto de Tupi), em Piracicaba (SP).
Neste ano, o “EducaTrilha na Escola” recebeu, na Câmara de Vereadores de Piracicaba, Moção de Aplausos em reconhecimento aos resultados obtidos pelas ações em áreas como educação, meio ambiente e cultura ao longo de seus 10 anos. Além disso, o programa foi selecionado como finalista do 9º Prêmio Ação pela Água, na Categoria “Instituições de Ensino e Pesquisa localizadas em municípios associados ao Consórcio PCJ”.
Encontros formativos
São realizados encontros formativos e de tutoria aos professores, com uma proposta integradora em relação às demais iniciativas escolares voltadas à educação ambiental e cultural. Este ano também estão sendo realizadas tutorias e oficinas em cada uma das escolas participantes.
A edição de 2025 do “EducaTrilha na Escola” é patrocinada pela CJ do Brasil e Oji Papéis Especiais e realizada pelo IPA - Instituto de Pesquisas Ambientais, Prefeitura de Piracicaba (através do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente), projeto Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq/USP) e FF - Fundação Florestal.
A iniciativa tem, ainda, o apoio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura de Piracicaba, da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do GMEA - Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental, do Comdema - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, da Comclima - Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba, da Oscip Pira 21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Engajamundo, do Movimento Tô Aqui, do Instituto CLQ, da Rotas Afro, da Casa do Hip Hop, da Oscip Novo Encanto, do Espaço Pipa, da Pira na Paisagem e da Esalq - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa – GEDePE, Programa USP Recicla e PET Ecologia).
História
Em 2018, foi publicada a tese de doutorado “Educação ambiental em áreas protegidas do Estado de São Paulo e sua contribuição à escola”, de Maria Luísa Bonazzi Palmieri, sob orientação da Profa. Vânia Galindo Massabni, que apresentou aspectos pedagógicos e institucionais focados nas contribuições de visitas escolares às áreas protegidas.
Influenciado por esta pesquisa, o então chamado “EducaTrilha: processo de formação continuada de docentes em educação ambiental em áreas naturais protegidas”, premiado como Destaque Ambiental pelo Comdema em 2016, ganhou novo formato e passou a ser intitulado “EducaTrilha na Escola”.






Comentários