top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Onda de calor: qualidade do ar em ambientes fechados é importante para preservar a saúde


o equipamento de ar-condicionado deve estar com sua manutenção em dia - Foto: Freepik

A população de algumas regiões do Brasil vive dias bem quentes com a chegada da onda de calor. Dias ensolarados e secos resultam em baixos índices de umidade propício para formação de queimadas, além de elevada concentração de material particulado, o que contribui para má qualidade do ar. A umidade relativa do ar atinge valores críticos nos horários da tarde, quando os termômetros apresentam momentos de altas temperaturas. As chuvas funcionam como um "lavador de ar" e sua ausência piora muito a qualidade do ar atmosférico.


Essa situação é preocupante quando considerada a qualidade do ar em ambientes fechados e o seu impacto na saúde das pessoas, pois a maioria dos ambientes não possuem ventilação mecânica com a necessária renovação do ar, esse é o alerta que o Qualindoor – Departamento Nacional de Qualidade do Ar Interno da Abrava – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento. Um ambiente precisa ter todo o ar renovado em torno de 10 a 15 minutos, para que eventuais contaminantes dispersos no ar sejam rapidamente removidos.



De acordo com os especialistas, o tempo seco ajuda o muco habitual das vias aéreas a ficar mais espesso, desidratado e, com isso, os irritantes e alérgenos em geral ficam mais tempo na mucosa. Isso pode levar um ciclo de respostas - com sintomatologia alérgica mais robusta. Além disso, o muco espesso facilita as infecções por vírus e bactérias que se aproveitam desse ambiente para proliferar.


A Abrava destaca ainda que os sistemas de climatização bem projetados instalados e mantidos garantem o conforto térmico e segurança a saúde das pessoas. Valendo destacar o equipamento de ar-condicionado deve estar com sua manutenção em dia, e o umidificador de ar abastecido com água previamente fervida para eliminar microrganismos. Manter os laudos da qualidade do ar climatizado em dia.


Um sistema de climatização mecânico tem diversas funções em um ambiente, entre elas: ventilação – fazer a correta distribuição e renovação de ar; controlar a temperatura – conforto térmico; manter a umidade do ar – por meio de umidificação e/ou desumidificação; renovar o ar interno – trocar o ar interno, misturando externo e interno, diluindo assim contaminantes; filtrar o ar - melhorando a qualidade do ar interno através de filtragem, removendo assim os poluentes do ar; distribuição do ar – propicia uma melhor homogeneização das condições internas, evitando zona de estagnação (bolsões de ar).

O Qualindoor da Abrava recomenda sempre a contratação de profissionais qualificados para a avaliação do ambiente, projeção, instalação e manutenção, de forma que assegura a execução dos serviços prestados de acordo com leis e normativas em benefício de todos. Para mais informações acesse o site da Abrava www.abrava.com.br.



Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page