• O Canal da Lili

Meu Emprego Inclusivo: Governo do Estado inaugura Polo de Empregabilidade em Piracicaba


Euclides Libardi (Simespi), Gilmar Rotta, Luciano Almeida, Célia Leão, Roberto Morais, José Luiz Guidotti, Fernando Alonso, Letícia Françoso (Comdef) e Marcos Botelho - Imagem: Divulgação

O Governo do Estado de São Paulo inaugurou, nessa quinta-feira (10), no auditório do Simespi, o PEI (Polo de Empregabilidade Inclusiva), realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio do programa Meu Emprego Inclusivo. O espaço está localizado no CAT (Centro de Atendimento ao Trabalhador), da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo).


O evento contou com a participação do prefeito Luciano Almeida, da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Célia Leão, do presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Gilmar Rotta, da secretária-executiva Aracélia Costa, do diretor da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Fernando Alonso, do secretário da Semdettur, José Luiz Guidotti Junior, da vice-coordenadora do Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência, Letícia Françoso, Marcos Botelho, representante do Instituto Tecnologia Social Brasil, além do deputado estadual Roberto Morais, dos vereadores André Bandeira, Acácio Godoy e Josef Borges, representantes de organizações da sociedade civil, entre outros.



O prefeito Luciano Almeida falou sobre a importância da qualificação profissional para atender as demandas do mercado de trabalho. “Estamos no caminho certo e este programa, fundamental para a capacitação, é um grande reforço para a inclusão das pessoas com deficiência e conquista de sua autonomia”, ressaltou.


O PEI de Piracicaba é um dos cinco polos com atendimento híbrido, inaugurados nas regiões de Araçatuba, Marília, Presidente Prudente, Piracicaba e Sorocaba. Entre as ações dos polos, há a inserção profissional de pessoas com deficiência, oferta de entrevistas de habilidades, competências e interesses profissionais, laudos de funcionalidade, identificação de oportunidades nas empresas, suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas e apoio pós-inclusão.


"Estamos aqui, hoje, apresentando o PEI para pessoas que estão dispostas a abrir portas e compartilhar as ações do Estado em parceria com os municípios. Trazer uma ação do programa Meu Emprego Inclusivo, em nome do Governador João Doria e do Vice-Governador Rodrigo Garcia, é ofertar oportunidades para um segmento que é composto de pessoas de direito e que têm capacidade como profissionais no mercado de trabalho", afirmou a secretária de Estado Célia Leão


De acordo com os dados da Base de Direitos da Pessoa com Deficiência (www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br), plataforma criada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE, a estimativa em Piracicaba é de 28.482 pessoas com deficiências, sendo 13.596 em idade produtiva (de 16 a 59 anos).


O funcionamento do PEI Piracicaba se dará em versão híbrida, com atendimentos presenciais e virtuais. O atendimento presencial será realizado a partir de 14/03, na Semdettur - rua Monsenhor Manoel Francisco Rosa, 900, Centro, Piracicaba, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, já os cadastros online podem ser realizados pelo site: www.empregoinclusivo.sp.gov.br . A operação do PEI será realizada pela ITS Brasil.


Para mais informações, os candidatos com interesse em participar devem entrar em contato pelos telefones (19) 98413-0085 (WhatsApp) ou (11) 3151-6499, ou ainda pelos emails patricia.mayara@itsbrasil.org.br ou peionline.piracicaba@itsbrasil.org.br.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon