top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

HRP-Unicamp completa seis anos com cerca de 63 mil consultas médicas e mais de 12 mil cirurgias


A unidade conta com 104 leitos e 11 salas cirúrgicas - Foto: HRP-Unicamp

Inaugurado em 19 de março de 2018 para atendimento exclusivo aos pacientes do SUS - Sistema Único de Saúde, o HRP-Unicamp - Hospital Regional de Piracicaba completa seis anos com os olhos voltados para o futuro. Nos últimos três meses, a instituição avançou no processo de Acreditação Internacional da Qmentum, ampliou o relacionamento e alinhou políticas de cooperação com a Unicamp. Inaugurou ainda o serviço de Cirurgia Ginecológica, que vai contemplar cerca de 500 mil mulheres, com idades entre 20 e 64 anos, moradoras de Piracicaba e de mais 25 municípios, área de abrangência do hospital.



Os números superlativos ratificam a importância do HRP-Unicamp na rede pública de saúde do interior paulista. Em 2023, foram realizadas 62.824 consultas médicas e mais 13.218 consultas não médicas. Nesse mesmo período, a instituição contabilizou 12.231 cirurgias e 102.467 exames. A unidade conta com 104 leitos e 11 salas cirúrgicas.





Internamente, os colaboradores passaram a contar com o Canal Compliance, Programa de Desenvolvimento de Lideranças, Pesquisas de Clima Organizacional, implantação de rotinas como Guemba e Safety. que são ferramentas de apoio para escuta de colaboradores e segurança operacional. Já o Projeto de Cargos e Carreiras caminha a passos largos para ser implementado ainda este ano.


O HRP-Unicamp emprega 840 profissionais diretos e indiretos, dentre eles, 181 médicos, 66 enfermeiros, 233 técnicos e auxiliares de enfermagem, além de médicos e dentistas residentes.


O hospital é referência regional em 22 especialidades médicas como Ortopedia, Urologia, Cirurgia Geral e Oftalmologia. Com orçamento previsto para este ano de R$ 118 milhões, a instituição chega aos seis anos em busca de mais excelência, investindo em pesquisa/educação, incrementando em 27% a produção cirúrgica contemplando a demanda apresentada pela área de cobertura da DRS-X - Diretoria Regional de Saúde.


O médico infectologista Vitor Marim é o superintendente do HRP-Unicamp - Foto: HRP-Unicamp

Na Superintendência do HRP-Unicamp há 10 meses, o médico infectologista Vitor Marim acredita que os binômios Saúde-Educação e Ensino-Pesquisa sejam o caminho para alcançar a excelência na ponta do atendimento ao paciente do SUS.


“Nosso movimento e empenho é para que o HRP-Unicamp alcance um patamar de excelência no atendimento ao paciente, nosso principal alvo em tudo que fazemos. Estamos trabalhando muito para isso. Como exemplo, posso citar a busca pela Acreditação da Qmentum, um selo internacional canadense, que tem como objetivo definir práticas para alcançarmos uma significativa melhoria nos processos trazendo mais qualidade e segurança em nossos atendimentos ao paciente”, afirma Marim.


Para este novo ano da história profícua do HRP-Unicamp, o superintendente mira a expertise na Saúde. “Minha meta pessoal para 2024 é que o HRP-Unicamp seja reconhecido como referência regional de Saúde, nos aspectos de qualidade e segurança assistencial, sustentabilidade e no cuidado com seu time, além de ser o primeiro hospital da DRS-X a receber o certificado de Acreditação da Qmentum”, destaca.


Commentaires


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page