naver-site-verification: navercb41b2b97c164ef29f6c7e6f752d4317.html
top of page

Grupo Trançar Terapêutico do Afropira realiza formatura da primeira turma de trancistas em Piracicaba (SP)

  • Foto do escritor: O Canal da Lili
    O Canal da Lili
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura
O projeto é promovido pelo Instituto Afropira - Foto: Paulo Fortunato
O projeto é promovido pelo Instituto Afropira - Foto: Paulo Fortunato

Desenvolvido em Piracicaba (SP) por meio do Raízes Nagô - um dos programas do Instituto Afropira - o Grupo Trançar Terapêutico realiza, neste sábado (21), a partir das 19h, na sede do Instituto Afropira, a cerimônia de formatura da primeira turma do projeto. Idealizado pela psicóloga e trancista Isabel Farias e pela cabeleireira e trancista Mirian Aguiar, o curso surgiu do encontro entre cuidado, cultura e profissionalização.



Isabel Farias, uma das diretoras do Instituto Afropira e coordenadora do curso, destaca que as tranças são uma ferramenta terapêutica. "Além das tranças cuidarem da estética, fortalecem a identidade, elevam a autoestima e transformam o momento do trançar em um espaço de escuta, conexão e cura", afirma.


A professora Mirian Aguiar e a coordenadora do curso, Isabel Farias - Foto: Trançar Terapêutico
A professora Mirian Aguiar e a coordenadora do curso, Isabel Farias - Foto: Trançar Terapêutico

As aulas são ministradas por Mirian Aguiar, profissional de referência em Piracicaba, professora experiente e especialista em diversas técnicas de tranças. "Desenvolvi a técnica exclusiva, a Ori de Dandára, contribuindo significativamente para a formação técnica, artística e cultural das alunas e alunos", ressalta.


A profissão de trancista, destaca Mirian Aguiar, foi oficialmente incluída na CBO - Classificação Brasileira de Ocupações em 2025. "A formalização garante direitos como registro como MEI (Microempreendedor Individual), acesso à Previdência Social e reconhecimento de direitos trabalhistas", detalha a professora." As alunas e os alunos formados pelo Instituto Afropira receberão certificado profissionalizante e alguns já estão inseridos no mercado de trabalho como trancistas profissionais", completa.


PROJETO SOCIAL

O Grupo Trançar Terapêutico é um projeto social desenvolvido por meio do Raízes Nagô, um dos programas do Instituto Afropira, e as aulas acontecem no espaço físico da instituição.


De acordo com a professora do curso, Sueli Eleutério, uma das maiores apoiadoras do projeto, disponibilizou equipamentos e acessórios para as oficinas e também contribuiu para que a cerimônia de formatura fosse possível.


NOVA TURMA

O Instituto Afropira abriu inscrições para uma nova turma, com início no dia 6 de março. As oficinas são totalmente gratuitas e as inscrições se encerram no dia 25 de fevereiro.





Comentários


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page