top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Candidatos de Piracicaba: o engenheiro Lucas Romero concorre pela primeira vez a deputado estadual


Lucas Romero reside em Piracicaba (SP) há anos - Imagem: Divulgação

*Texto: Eliana Teixeira

Na disputa por uma cadeira na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), outro candidato da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba) é o engenheiro industrial Lucas Romero, 37 anos. As entrevistas com outros candidatos que responderam ou entraram em contato com a revista digital O Canal da Lili serão publicadas no site até dia 24 de setembro. Lucas Romero é divorciado, pai do Antoni e da Stella, de 2 anos. O candidato a deputado estadual é natural de São Paulo e reside em Piracicaba (SP) há 12 anos. Confira a entrevista:


Qual sua formação acadêmica e qual atividade exerce atualmente?

Sou engenheiro industrial pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Itapeva e passei pelo mestrado em engenharia química na Federal do Rio de Janeiro e, embora eu não tenha conseguido concluir, me deu base para a especialização como mestre-cervejeiro, feita pela Universidade Técnica de Berlin, na Alemanha. Já atuei em empresas de grande porte do setor e atualmente, sou consultor no segmento, além de dirigir minha própria cervejaria, em Piracicaba.



Como foi o início de sua trajetória profissional ?

Sou filho único de mãe-solo e trabalho desde os 12 anos, quando vendia jornal e pastel em Minas Gerais, onde morávamos. Gostava de jogar futebol e tanto o trabalho como o esporte me ensinaram a ser disciplinado com os estudos, por isso, creio que a educação seja o melhor caminho. Aos 17 anos voltei para São Paulo para estudar e trabalhar, entrei para a universidade pública para fazer engenharia industrial, na sequência comecei o mestrado em engenharia mecânica, mas as oportunidades de trabalho no setor cervejeiro me levaram a outras cidades e ao Rio de Janeiro, onde comecei o mestrado em engenharia química, interrompido para uma nova oportunidade pela empresa onde era funcionário. Fui morar na Alemanha e me formei mestre-cervejeiro. De volta ao Brasil, vim viver em Piracicaba e atuei em empresas do segmento, também como juiz de cervejas em campeonatos nacionais e internacionais, como professor no Instituto Science of Beer e consultor. Sou hoje uma das principais referências nacionais em cervejaria. Todas essas andanças me ensinaram a olhar com atenção para as necessidades sociais e de oportunidades principalmente para os jovens, porque venho de um lugar de sobrevivência. E a principal chave para a mudança na trajetória de vida é a educação. Na política, eu espero ser uma ferramenta para isso em que acredito ser uma obrigação social, de ampliar as oportunidades de formar nos jovens um ciclo vicioso entre o exemplo e a ação pela educação.


E o que te motivou querer entrar para a vida pública?

Embora eu tenha sido sempre atuante no cenário político em suas diversas esferas, esta é a primeira vez que me candidato e minha motivação parte de minha indignação com o atual cenário político brasileiro. Acredito que as pessoas de bem devem fazer parte da política como instrumentos de mudança para um Brasil melhor, para que tragam suas propostas empáticas e trabalhem pelo bem coletivo. Eu me encaixo nessa posição.


Quais são suas principais pautas como candidato?

O tema educação ganha força quando se vê que 40% dos jovens não têm ensino médio e seis em cada 10 deles param de estudar para poder trabalhar e, mais no futuro, se tornam profissionais informais, deixam de se desenvolver economicamente. Entendo que para a educação acontecer plenamente seja necessário um caminho que passa pelo acolhimento à família. Defendo a geração de emprego e renda, com programas de trainée dentro do sistema público, com redução de impostos, menos privilégios e mais oportunidades. Tudo em prol de uma educação com qualidade social e emancipadora, além de voltada a formar para profissões futuras. Dessa forma, vamos construir um cidadão emancipado, capaz de compreender sua responsabilidade no mundo.


SERVIÇO

Lucas Romero - contato: site (www.lromero.com.br) Instagram: @lucasromero.novo. Twitter: @lucasromero__ . YouTube: Lucas Romero.






  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page