naver-site-verification: navercb41b2b97c164ef29f6c7e6f752d4317.html
top of page

Audiência da Comissão de Saúde da Alesp encerra ciclo de encontros no Hospital Regional de Piracicaba

  • Foto do escritor: O Canal da Lili
    O Canal da Lili
  • há 3 dias
  • 2 min de leitura
Autoridades que compuseram a mesa destacaram a relevância do SUS, responsável por atender 75% da população brasileira - Foto: HRP-Unicamp
Autoridades que compuseram a mesa destacaram a relevância do SUS, responsável por atender 75% da população brasileira - Foto: HRP-Unicamp

O anfiteatro do HRP-Unicamp Hospital Regional de Piracicaba sediou, na quinta-feira (27/11), a última audiência do ciclo de encontros conduzidos pela deputada Bruna Furlan, presidente da Comissão de Saúde da Alesp - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A iniciativa percorreu diretorias regionais de saúde em todo o Estado, ouvindo representantes dos municípios e articulando soluções para as demandas urgentes do SUS - Sistema Único de Saúde. Ao todo, 17 diretorias foram visitadas, envolvendo 645 municípios.



O encontro reuniu gestores públicos, deputados, assessores, secretários de saúde e representantes de diferentes segmentos da DRS-X - Departamento Regional de Saúde. O objetivo central foi promover diálogo, apresentar os avanços construídos pela Comissão de Saúde e ouvir diretamente as necessidades da região.


Durante a abertura, as autoridades que compuseram a mesa destacaram a relevância do SUS, responsável por atender 75% da população brasileira, e reforçaram o papel estratégico da instituição sede do encontro, que realiza mais de 14 mil cirurgias por ano.


Foi enfatizado por Barjas Negri, ex-ministro da Saúde, que este volume expressivo de atendimentos representa uma fila que deixaria milhares de pessoas desassistidas caso o hospital não estivesse em funcionamento, destacando a realidade crescente da demanda de uma população que envelhece e necessita de mais serviços, enquanto os recursos da saúde precisam acompanhar esse ritmo.


A deputada Bruna Furlan ressaltou a importância da especialização temática no Parlamento e o papel da Comissão de Saúde na organização de políticas públicas. “O parlamento é muito grande, e quando não nos aprofundamos em um tema, não avançamos. Por isso, reunimos todos os atores do setor, para construir soluções diante de demandas crescentes e urgentes; a intenção dessa audiência é ouvir e apresentar o que tem sido feito”, disse.


O deputado Alex de Madureira, também membro da Comissão de Saúde reforçou o compromisso em transformar as demandas em encaminhamentos para a Alesp, com foco em planejamento, investimento e respostas efetivas para atender a 1,5 milhão de pessoas da região que dependem da rede.


Representando o setor hospitalar e público, o diretor da DRS-X, Moisés Taglieta destacou o potencial da região. “Temos um solo profícuo. É uma grande oportunidade estar aqui com a Comissão de Saúde e Orçamento, ao lado de representantes do poder público, prestadores e trabalhadores da saúde”.


O secretário de Saúde, Dr. Sérgio José Dias Pacheco Junior reforçou a liderança regional. “Somos um farol para outros 25 municípios e essa última visita busca justamente abrir espaço para que cada gestor possa se manifestar”.


O diretor do HRP-Unicamp, médico cardiologista José Roberto Matos Souza apontou a vocação estratégica de Piracicaba, observando que a função da Unicamp é expandir a capacidade que o município tem, de liderança em saúde.


Após as falas, a plateia participou apresentado suas colocações. O encerramento reforçou a importância de encontros contínuos entre gestores, autoridades e profissionais, garantindo que as decisões sobre saúde pública sejam construídas de forma integrada e alinhadas às reais necessidades da população.

Comentários


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page