• O Canal da Lili

Apeoesp critica uso de QR code para controlar merenda nas escolas públicas do Estado de SP


A deputada Professora Bebel tem defendido a merenda escolar de qualidade para todos - Imagem: Divulgação

A presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de Ensino do Estado de São Paulo), a deputada estadual Professora Bebel (PT), faz duras críticas à iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo de implementar a utilização do sistema QR code para controlar a alimentação fornecidas aos alunos da rede pública estadual. O procedimento, de acordo com a parlamentar, visa constranger estudantes e impedir que possam alimentar-se mais de uma vez, assim como não permitir que professores e funcionários possam também se alimentar.


A Professora Bebel considera inaceitável a atitude do Governo do Estado de criar um controle digital (QR Code) para controlar a alimentação nas escolas. “É mais um ataque do PSDB à alimentação escolar. Esse governo vem reiteradamente rebaixando a qualidade dessa alimentação, muitas vezes reduzindo-a a bolachas secas, ao mesmo tempo em que envia alimentos vencidos ou, por descontrole, permite que alimentos estraguem e sejam descartados”, diz.



Para a presidenta da Apeoesp, o governo de Rodrigo Garcia, que é continuidade do iniciado por João Doria, do qual fez parte o ex-secretário da Educação, Rossieli Soares, que ao longo destes quase três anos só tem feito ataques à educação pública no Estado, não tem a menor preocupação com a alimentação ou aprendizagem dos estudantes. “Preocupa-se somente em criar mais e mais controles, até para justificar a redução do envio de alimentos às escolas, o verdadeiro objetivo por trás deste QRCode. Diante da crise da economia, com a redução no número de oportunidades de empregos, muitos dos alunos têm na merenda escolar oferecida nas escolas públicas do Estado a única fonte de alimentação no dia”, conta, defendendo que esta fiscalização tem que ser repudiada por toda sociedade paulista.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon