Para a presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), a deputada estadual Professora Bebel (PT), com o governo do presidente Lula, os trabalhadores voltaram a ser protagonistas e já tem muito a comemorar no Dia do Trabalhador, neste 1º de maio. “Finalmente, este Primeiro de Maio, dia internacional de luta da classe trabalhadora, será de dignidade para os trabalhadores e trabalhadoras, do campo, da cidade, da indústria, seja do setor público ou privado”, ressalta.
A líder dos professores e que se consolidou como uma das principais lideranças políticas de toda região, diz que este 1º de maio terá um significado ainda maior, porque um trabalhador, que construiu sua trajetória no movimento sindical, está mais uma vez na Presidência da República, e trabalhando muito por todos os brasileiros. Embora nosso país enfrente graves desafios e dificuldades, resultantes de um governo anterior que não priorizou a classe trabalhadora e os direitos da maioria da população, os trabalhadores brasileiros têm motivos para estarem com esperanças renovadas. A mudança já começou”, enfatiza a Professora Bebel.
Desde que o presidente Lula tomou posse, Bebel já esteve com ele em quatro oportunidades, sendo duas dela em audiência no Palácio do Planalto. Para exemplificar a sua opinião, a deputada Professora Bebel ressalta que ainda com limites, a política de recuperação do salário mínimo já começou. “O País já voltou a gerar mais empregos formais, possibilitando que milhares de trabalhadores possam garantir um emprego com carteira assinada”. Por outro lado, ela enfatiza que a fiscalização do Ministério do Trabalho, que havia sido extinta, já libertou do trabalho análogo à escravidão centenas e centenas de trabalhadores. “O Ministério do Trabalho está sendo reestruturado e voltará a ser o principal instrumento de defesa dos direitos dos trabalhadores brasileiros”, enfatiza.
Ainda no governo do presidente Lula, que está completando os seus quatro primeiros meses, a deputada Professora Bebel adverte que programas fundamentais, como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e Luz para Todos, assim como muitos outros programas sociais, estão de volta. “As mulheres, os negros, a juventude e os índios estão sendo respeitados, e a meta do governo do presidente Lula é de zerar o desmatamento no país até 2030”, destaca, lembrando que a grande comemoração deste Dia do Trabalhador acontecerá em São Paulo, no Vale do Anhangabaú, a partir das 10 horas, inclusive com a participação o presidente Lula. “Todos estão convidados, mas independente de onde estejamos neste primeiro de maio, com esse novo governo, os trabalhadores já tem o que comemorar”, destaca.
Comments