top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Deputada Professora Bebel confirma sete novas viaturas para o Samu de Piracicaba (SP)


Bebel, em visita ao SAMU, foi recebida por Cristina Colonese, Marcelo Pinto de Carvalho e pelo líder comunitário Zoinho - Foto: Divulgação

O Ministério da Saúde irá destinar a Piracicaba (SP) sete novas viaturas para o Samu - Serviços de Atendimento Móvel de Urgência, atendendo a solicitação feita pela deputada estadual Professora Bebel (PT), feita no ano passado à ministra Nísia Trindade. A solicitação foi confirmada pela própria deputada Bebel em visita à unidade do Samu, na última sexta-feira (23), quando foi recebida pela coordenadora Cristina Conolese e por Marcelo Pinto de Carvalho, assessor especial da Secretaria Municipal de Saúde. Na visita, a deputada conheceu todo funcionamento do Samu, que atualmente conta com 13 ambulâncias, mas que estão bastante rodadas.





A previsão é de que os novos veículos para o Samu sejam entregues entre abril e maio próximos, garantindo, assim, a troca dos veículos que estão bastante rodados. De acordo com informações do Ministério da Saúde, das sete novas viaturas que serão destinadas à cidade, cinco são para renovação da frota e duas serão para ampliação da frota.


Bebel diz que é fundamental que o Samu conte com ambulâncias para garantir o bom funcionamento do sistema, que é essencial para ajudar salvar vidas. A deputada conta que fez articulações junto ao Ministério da Saúde para a destinação de novas viaturas para Piracicaba atendendo informação recebida do líder comunitário Vicente Duarte, o Zoinho, que integra o Conselho Municipal de Saúde. “Fui informada de que ambulâncias do SAMU de Piracicaba contam com uma alta quilometragem, em função de rodarem 24 horas por dia. Diante disso, encaminhei ofício e fiz gestões com o governo federal do presidente Lula que entendeu a necessidade de substituição das ambulâncias”, destaca Bebel.


A parlamentar piracicabana, principal liderança do Partido dos Trabalhadores na região, destaca que o Samu é um serviço, inclusive, que foi criado na primeira gestão do presidente Lula e que sempre foi prestado com muita eficiência.


Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, acionados por telefonia de discagem rápida (número 192), conhecidos como Samu 192, foram normatizados no Brasil a partir de 2004, pelo decreto presidencial do governo Lula, nº º 5.055, de 27 de abril de 2004. Em Piracicaba, o Samu está localizado na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2.000.


Komentarze


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page