• O Canal da Lili

Zoológico de Piracicaba fará concurso para escolher nome de filhote veado-catingueiro


Filhote de veado-catingueiro está no Zoológico Municipal de Piracicaba - Imagem: Prefeitura/CCS

A Prefeitura, por meio da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), fará concurso para escolher o nome para um filhote de veado-catingueiro que nasceu no Zoológico Municipal durante a pandemia, no dia 13/03 deste ano. Essa é uma das ações realizadas pelo Zoo que vão marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05/06.


A votação para escolha do nome começa no dia 1º e vai até o dia 06/06, com divulgação do vencedor no dia 07/06. O formulário Google Forms para votação de uma das três opções de nomes - Cisco, Gouá e Mazama -, estará disponível no site da Sedema: https://sedema.wixsite.com/sedema/zoologico/. O concurso será acompanhado de um sorteio para definir a madrinha ou padrinho do animal. O sorteio será realizado apenas com os participantes do nome escolhido, a opção mais votada.


De acordo com a médica veterinária e diretora do Zoo e Paraíso da Criança, Camila de Miranda e Silva Chaves, o filhote de veado é filho da Flor, fêmea da espécie que veio do Zoológico de Sorocaba em 2018. Ainda segundo Camila, os filhotes de veado-catingueiro nascem com pintas brancas, que somem com o tempo e, logo após o parto, já saem caminhando.


De hábitos noturnos e diurnos, eles têm pelagem marrom-acinzentada e, quando adultos, podem atingir o peso de até 25 kg. Sua alimentação inclui broto de gramíneas, leguminosas, frutas e flores e vivem, em média, 20 anos.


ATIVIDADES

Ao todo, o Zoo de Piracicaba realizará nove atividades, totalmente on-line, distribuídas durante o mês de junho, para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essas ações têm como objetivo apresentar à população as ações de conservação da biodiversidade, realizadas pelo Zoo, e aproximar os piracicabanos dos animais, já que o espaço está fechado temporariamente devido às medidas sanitárias impostas pela pandemia.


Além do concurso, serão realizadas quatro lives – transmissões ao vivo - para apresentar os bastidores do Zoo e os cuidados com os animais, assim como a divulgação de quatro ações que o Zoo realiza para a conservação da biodiversidade, as quais serão publicadas em formato de conteúdo para redes sociais.


As atividades acontecerão on-line nas redes sociais e canal do YouTube do Zoo. Os links para acesso estarão disponíveis no site do Zoológico - https://sedema.wixsite.com/sedema/zoologico - e serão divulgadas nas redes do Zoo.


Mais informações sobre o Zoo acesse https://sedema.wixsite.com/sedema/zoologico ou as redes sociais do zoo: https://www.facebook.com/piracicaba.sp.gov.br , https://www.instagram.com/zoodepiracicaba/ https://www.youtube.com/channel/UC4wQWUscEaWNZnIEoaKyiGg .


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon