• O Canal da Lili

Vereadora Ana Pavão anuncia que Piracicaba retomará Aedes do Bem com projeto-piloto


Ana Pavão falou sobre o projeto-piloto nesta segunda-feira, na 5ª reunião ordinária - Imagem: Divulgação/Câmara

Dois bairros de Piracicaba serão selecionados para o projeto-piloto de uma nova técnica da empresa Oxitec para minar a procriação do mosquito "Aedes aegypti", transmissor de dengue, zika e chikungunya. A retomada do "Aedes do Bem" na cidade, anos após ser colocado em prática e reduzir os casos das doenças no município, foi informada pela vereadora Ana Pavão (PL), nessa segunda-feira (15), durante a 5ª reunião ordinária.


Diferentemente da tática anterior, que usava veículos para espalhar pelos bairros mosquitos machos geneticamente modificados, desta vez a Oxitec afixará pequenas caixas de papelão em postes. Ana Pavão, que conheceu a nova técnica em visita à empresa, em Campinas-SP, junto com o deputado estadual Alex de Madureira (PSD), exibiu o modelo da "armadilha" que será adotada no projeto-piloto e disse que o Nova Piracicaba é um dos bairros escolhidos para participar da experiência.


"A tecnologia inovou: vão colocar as caixinhas na altura de 2 metros, 2,5 metros, e dentro vários ovinhos do macho e o alimento para eles. Então eles se procriam e esse macho feito em laboratório começa a sair para, na hora do cruzamento, matar a fêmea. Dos ovos dessa fêmea só vão nascer machos, alterados geneticamente, mas que não agridem a natureza", explicou.


Ana Pavão acrescentou que o projeto-piloto não terá custos para o município e já conta com o aval de Filemon Silvano, titular da Saúde. "Fiquei muito feliz porque nosso secretário aceitou também. Este ano vai ser gratuito para, no ano que vem ou em outubro, começar de novo este projeto", detalhou.


Em sua fala, a vereadora também comentou sobre sua ida a Brasília-DF, na semana passada, para articular com deputados federais a destinação de recursos a Piracicaba. "Estamos em período de emendas parlamentares. Quem tiver acesso a deputados, os procure, pois estão fazendo a listagem agora. Peçam emendas, porque são as que virão o ano que vem", reforçou.



  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon