• O Canal da Lili

Vereador pretende implantar em Piracicaba projeto de reciclagem adotado em Fortaleza

O vereador André Bandeira (PSDB) participou, na última quarta-feira (3), de uma reunião on-line para conhecer melhor o Projeto Re-ciclo, adotado em Fortaleza (CE). O convite da reunião partiu da educadora de trânsito Valéria de Barros Penatti. Também participaram da reunião a arquiteta urbanista e técnica da Prefeitura de Fortaleza, Mariana Gomes, que é criadora e coordenadora do projeto Re-ciclo, Adriana Marmo, jornalista e consultora de comunicação do Projeto Reciclo, Célia Choairy de Moraes, assistente executiva do projeto e Daniela Delfino, chefe de gabinete do vereador André Bandeira.


O vereador André Bandeira participou, na quarta (3), de uma reunião on-line para conhecer o Projeto Re-ciclo, adotado em Fortaleza - Imagem: Assessoria parlamentar

O Projeto Re-ciclo faz parte do programa de ações de coleta seletiva e limpeza urbana em Fortaleza. Os “reciclos", como são chamados, são triciclos mecânicos ou elétricos usados para fortalecer ações voltadas à coleta seletiva na cidade. Eles são associados a outros programas existentes, como os ecopontos. O projeto é coordenado pela SCSP (Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos) de Fortaleza.


Segundo Mariana Gomes, os veículos são distribuídos a catadores cadastrados, por meio de associações da categoria, vinculados aos ecopontos já existentes na capital. Além dos triciclos, os catadores podem recolher recicláveis nas Ilhas Ecológicas, pontos de coleta seletiva espontânea que são distribuídos pela cidade. Estas unidades complementam o trabalho dos ecopontos. O objetivo é que a população entregue os resíduos de forma voluntária.


A criadora do projeto explicou que os recicladores percorrem áreas centrais da capital que concentram mais volume de lixo. “A Prefeitura realiza campanhas de engajamento da população para adesão ao projeto e a prática de reciclagem. O projeto oferece o benefício do programa Recicla Fortaleza, que dá crédito para desconto na conta de energia elétrica em troca da entrega de resíduos recicláveis, completou Mariana Gomes.


“Apesar de ainda não termos dados, tem um aspecto que a gente já percebeu nas saídas com os catadores que é muito especial. O triciclo é um elemento que atrai a atenção e a simpatia das pessoas na rua, com isso eles passam a enxergar o catador que fica imediatamente empoderado. É muito bacana de ver que muda até a postura física deles. A gente está imaginando que isso também é um estímulo para aumentar a separação de resíduos sólidos” acrescentou a jornalista e consultora de comunicação, Adriana Marmo.


Para o vereador André Bandeira, o projeto proporciona, além de uma destinação apropriada de resíduos e recicláveis, benefícios a esses trabalhadores que são responsáveis por 90% do lixo reciclado e que muitas vezes sofrem preconceito e desvalorização do seu trabalho. “A maioria dessas pessoas encontrou nesse trabalho uma alternativa ao desemprego. Precisamos aumentar a coleta de recicláveis em Piracicaba e essa pode ser uma boa forma de fazer isso”, disse. O objetivo segundo o vereador é trazer esse projeto para Piracicaba.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon