• O Canal da Lili

Vereador Josef Borges apresenta projeto de potencialização do turismo rural em Piracicaba


Rose Massarutto, José Luiz Guidotti Júnior e Josef Borges em reunião na Semdettur - Imagem: Assessoria parlamentar

O potencial de Piracicaba para incentivar o empreendedorismo, a geração de emprego e renda às comunidades e lazer e entretenimento a piracicabanos e turistas por meio do turismo rural foi o tema discutido na reunião entre o vereador José Everaldo Borges, o Josef Borges (Solidariedade), o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo José Luiz Guidotti Júnior e a diretora de Turismo, Rose Massarutto, no dia 11 de fevereiro.


O vereador apresentou a eles os projetos que apoiam e que estão sendo realizados, como a Feira Cooperativa Artemis e Lago Azul, uma proposta de incentivo à agricultura familiar e a recuperação das lagoas para preservação ambiental, promoção da saúde, geração de renda e turismo. Em Artemis, já acontecem voo de balão e trilha de quadriciclo por iniciativa de empreendedores.


“Temos uma grande área que pode ser utilizada para a prática de esportes radicais no ambiente rural, como ciclismo, caminhadas e também passeio de barco no rio Piracicaba. Os moradores dos sítios podem vender alimentos produzidos no local e será importante termos um novo balneário de água sulfurosa, além da recuperação das lagoas que serão pontos de geração de renda para a comunidade”, disse Josef Borges.


Para o secretário, sua pasta pode apoiar e colaborar no desenvolvimento desses projetos que poderão beneficiar todas as áreas rurais da cidade. “Nosso objetivo é potencializar o turismo rural no município e Artemis já está com ações acontecendo e tem propostas para integrar os pequenos produtores rurais. Também faremos uma análise da água sulfurosa do balneário para saber as suas propriedades”, afirmou o secretário.


Rose acrescentou o aprimoramento da feira com a inclusão dos produtores rurais e a necessidade de criar um roteiro turístico no distrito e envolver a comunidade na recepção aos turistas. “As pessoas que visitam áreas rurais buscam peculiaridades e os moradores conhecem a região, podem destacar o diferencial do lugar e tornar a visita uma experiência única aos turistas”, explicou.


O trabalho está no começo. “Todos os distritos rurais de Piracicaba têm características diferentes que precisam ser valorizadas. Vamos incentivar o turismo rural no município. Esse assunto também foi discutido em nossa reunião na Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. Nosso objetivo é que a cidade seja reconhecida como um Município de Interesse Turístico”, completaram Júnior e a diretora Rose.


Para o vereador, os trabalhos já iniciados em Artemis e o sucesso da feira – suspensa por conta da fase laranja do Plano SP de combate à Covid-19 – e dos empreendimentos revelam que o turismo rural tem força. “O incentivo da Prefeitura que poderá ser realizado na região será benéfico para a geração de renda, arrecadação de tributos e aumento de visitantes da região e outras localidades, inclusive para o próprio piracicabano que não conhece a área rural do município”, afirmou.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon