top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

União dos Estudantes faz mutirão em Piracicaba (SP) para jovens tirarem o título de eleitor


Moradores do Jardim Alvorada, em Piracicaba, também estão ajudando jovens a tirarem o título de eleitor - Imagem: Divulgação

A União dos Estudantes Secundaristas de Piracicaba está realizando mutirão junto aos alunos da rede pública de ensino para que tirem o título de eleitor e possam, assim, participar das eleições gerais deste ano, que acontecerão no próximo dia 2 de outubro. Uma das escolas escolhidas para o mutirão foi a EE Eduir Scarpari, no Jardim Alvorada, em Piracicaba (SP), que conta inclusive com a participação da sua direção, informa o presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Piracicaba, Tiago Fainer.


De acordo com Fainer, a adesão está sendo massiva e mostra que é importante estimular a juventude a tirar o seu título de eleitor, porque o direito ao voto é a certeza da cidadania plena. Moradores do bairro também têm ajudado no mutirão. Jovens de 16 e 17 anos podem participar das eleições, embora o voto nesta faixa etária não seja obrigatório. Quem tem 15 anos agora e completará 16 até o dia 2 de outubro, também já pode providenciar o documento. No entanto, o prazo para tirar o título de eleitor é 4 de maio, a próxima quarta-feira.



De acordo com instruções do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), para fazer o alistamento eleitoral pela primeira vez, é preciso acessar o site TítuloNet, selecionar a opção "não tenho", localizada na guia "título de eleitor". Em seguida, o interessado preenche todos os campos indicados com os dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento.


O sistema vai pedir o envio de pelo menos quatro fotografias para comprovar a identidade e endereço do eleitor ou eleitora. A primeira delas é uma fotografia (selfie) segurando um documento oficial de identificação. As outras duas são da própria documentação (frente e verso) usada pela pessoa para se identificar na primeira foto. Já a quarta é a foto de um comprovante de residência - são aceitos contratos de aluguel, recibo da declaração de imposto de renda ou contas.


Após o cadastro, é possível acompanhar a tramitação do pedido também pela internet. Para isso, basta acessar a guia "Acompanhar Requerimento" e informar o número do protocolo gerado durante a primeira etapa do atendimento.


A presidenta da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de Ensino do Estado de São Paulo), a deputada estadual Professora Bebel (PT), diz que esse trabalho desenvolvido pela União dos Estudantes Secundaristas de Piracicaba é fundamental e a iniciativa deve ser aplaudida, porque a participação da juventude no processo eleitoral certamente contribuirá ainda mais para combater os ataques à democracia brasileira. “Aproveito para convidar todos os jovens de 16 e 17 anos a tirar o seu título de eleitor. Em outubro, vocês farão a diferença”, diz, explicando que o processo pode ser feito pelo computador ou celular.


Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page