top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Theatro Municipal de São Paulo recebe Samba das Moças e Comunidade Jongo Dito Ribeiro no dia 25


Apresentações fazem parte das celebrações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra - Imagem: Divulgação

No dia 25 de julho, o Theatro Municipal de São Paulo recebe o espetáculo cênico musical O Samba das Moças, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-americana e Caribenha. A apresentação, que acontece às 20h, faz uma homenagem a Ivone Lara, Clara Nunes, e Alcione, representadas pelas cantoras negras da nova geração Grazzi Brasil, Gabby Moura e Bruna de Paula. Samba das Moças terá participação da atriz Adriana Lessa e das bailarinas Ágata Matos, Preta Kiran, Leilane Teles e Safira Sacramento, coreografadas por Rafael Machado.

O show, que tem direção geral de Iléa Ferraz e Jô Santana, será dividido em quatro blocos, abordando temas específicos: Samba Ancestral, Samba Político, Samba Amoroso e Samba é Sonho. Será permeado por poemas da linguista e escritora mineira Conceição Evaristo. Conta com direção musical Guilherme Terra, e dos músicos Simone Gonçalves, Jéssica Souza, Marcio Guimarães, Bruno Vieira e Guilherme Montanha. O Evento é realizado em parceria com a Secretaria de Cultura de São Paulo, com parceria da Fato Produções Artísticas.



Durante a abertura, às 19h, será realizada no hall uma apresentação da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, com presença da doutora Alessandra Ribeiro, especialista em dança do Jongo. A performance será realizada por 11 integrantes, sendo 3 tambus, dançarinos e cantores. Desde 2002, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro vem realizando trabalhos de reconstituição, composição e pesquisa com o objetivo de manter viva a chama dessa descendência, com o intuito de apresentar essa importante manifestação da cultura popular afro-brasileira, elemento de resistência e união para a sociedade. Para mais informações sobre os espetáculos confira a programação completa abaixo ou acesse Link


THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo. O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.

Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebido para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo. Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.

Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m² (metros quadrados), o projeto vencedor dos prêmios APCA e Icon Awards é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.

SOBRE A SUSTENIDOS

Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Projeto Guri (nos polos de ensino do interior, litoral e Fundação CASA), do Conservatório Dramático-Musical dr. Carlos de Campos - Tatuí e do Complexo Theatro Municipal. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir neste link.

SERVIÇO

O Samba das Moças: dia 25 de julho, às 19h e 20h. Local: Theatro Municipal de São Paulo. Classificação livre. Direção Geral: Iléa Ferraz e Jô Santana. Cantoras: Grazzi Brasil, Bruna de Paula e Gabby Moura. Participação Especial: Adriana Lessa. Patrocinadores e apoiadores do Theatro Municipal de São Paulo - Sustenidos: Bradesco. Patrocinadores Institucionais da Sustenidos: Microsoft e VISA. Ingressos gratuitos: retirar no site, disponível a partir de 22/07, às 12h. Limite de 2 ingressos por pessoa/CPF.
















Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page