top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

SUS amplia distribuição de canetas de insulina para pacientes com diabetes a partir de 45 anos


Caminhão da Saúde, iniciativa promoverá uma série de ações durante a sua visita em Piracicaba (SP) - Imagem: Divulgação

Com a divulgação da Nota Técnica No 169/2022, o Ministério da Saúde estabeleceu a ampliação da faixa etária de pacientes com diabetes tipo 1 e 2 que poderão ter acesso gratuito à caneta de insulina disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Agora, além de pessoas com até 19 anos de idade, adultos a partir de 45 anos também podem receber o dispositivo nos postos ou nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), desde que tenham indicação e receita médica.


A caneta preenchida com insulina é considerada um dos métodos mais eficazes e seguros para o tratamento de diabetes tipo 1 e 2. Para disseminar a informação sobre a disponibilidade do medicamento, a campanha Caneta da Saúde segue visitando diversas cidades do Brasil, promovendo uma série de ações, e nos dias 28 e 29 de julho, chega a Piracicaba (SP).



A partir da Nota Técnica, 70% dos pacientes com indicação de insulina humana terão acesso à caneta e, em 2023, a previsão é atender 100% das pessoas que precisam do medicamento. Com a mudança da faixa etária, estima-se que 2 milhões de pacientes receberão o dispositivo (aproximadamente, 200 mil pessoas a mais do que em 2021).


A iniciativa é fruto da parceria entre a ADJ (Associação de Diabetes Juvenil), a Anad (Associação Nacional de Atenção ao Diabetes), o Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), a FNP (Frente Nacional de Prefeitos), e a Novo Nordisk, empresa líder global de saúde dedicada a promover mudanças para vencer o diabetes, obesidade e outras doenças crônicas graves.


De acordo com a diretora médica da Novo Nordisk, Priscilla Mattar, a continuação da campanha é essencial, especialmente em um momento em que a prevalência do diabetes cresce no mundo inteiro. “Somente no Brasil, mais de 16 milhões de pessoas convivem com a doença.1 Em 2021, a campanha Caneta da Saúde levou informação e educação a quase 45 milhões de pessoas e, com a expansão das ações este ano, esperamos ir além”, explica.


Caminhão da Saúde

Como parte da campanha, o Caminhão da Saúde vai percorrer 20 cidades, de dez estados brasileiros, levando não apenas a informação sobre a disponibilidade da caneta, mas atividades interativas, como aulas de dança, game sobre alimentação saudável e um mini estúdio para criação de conteúdo e compartilhamento nas redes sociais.


Nos dias 28 e 29 de julho, o veículo ficará na Praça José Bonifácio, no Centro de Piracicaba (SP). Na sequência, visita as cidades de São Caetano do Sul (SP), Osasco (SP), São Bernado do Campo (SP), Criciúma (SC), Florianópolis (SC), entre outras.


Demais ações da campanha

Além do caminhão, a campanha conta com uma série de iniciativas, como hotspot disponibilizando wi-fi gratuito nas comunidades da Amaralina e Valéria, na Bahia, e, posteriormente, na Rocinha e Jacarezinho (RJ), e Paraisópolis e Heliópolis (SP). Contudo, para utilizar a internet será preciso assistir ao conteúdo produzido sobre a campanha.


Outras ações incluem a distribuição de gibis especiais da Turma da Mônica sobre o diabetes, ativação com influenciadores digitais do aplicativo Kwai, filtro gamer para utilizar no Instagram e um jingle em vários ritmos, do pop ao sertanejo.


IMPORTANTE

Não haverá distribuição de canetas preenchidas de insulina no caminhão. O objetivo da campanha é divulgar os benefícios e a disponibilidade da caneta no SUS para pacientes, profissionais da saúde, familiares e cuidadores. A caneta está disponível para pessoas com diabetes tipos 1 e 2, preferencialmente até 19 anos e a partir de 45 anos. Mais informações estão disponíveis no site da campanha e nas páginas de redes sociais: Instagram e Facebook.


Imagem: Divulgação

SERVIÇO

Campanha: Caneta da Saúde: 28 e 29 de julho, das 9h às 17h. Local: Praça José Bonifácio, no Centro, Piracicaba (SP).


Sobre o diabetes

O diabetes é uma condição crônica que se caracteriza pela produção insuficiente ou resistência à ação da insulina, hormônio que regula a glicose (açúcar) no sangue e garante energia ao organismo. O tipo mais comum de diabetes é o tipo 2, quando a insulina produzida pelo pâncreas não consegue agir adequadamente.2


O diabetes tipo 2 está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo, colesterol e triglicerídeos elevados, hipertensão e hábitos de vida não saudáveis. Embora seja considerada uma doença silenciosa e não apresente sinais na maior parte do tempo, alguns sintomas podem surgir quando os níveis de açúcar estão muito altos no sangue, incluindo fome e sede frequentes, vontade de urinar constante, formigamento nos pés e mãos, visão embaçada e demora na cicatrização de feridas no corpo.


Já o diabetes tipo 1, geralmente diagnosticado na infância ou adolescência, mas também pode ocorrer em adultos, ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente, o que exige um tratamento com uso diário de insulina. Seus sintomas no momento do diagnóstico incluem fome e sede frequentes, vontade de urinar constante, fraqueza, perda de peso, fadiga, náusea e vômito.


O diabetes pode desencadear complicações no coração, artérias, olhos, rins e nervos. Independentemente do tipo, ao aparecimento de qualquer sintoma é fundamental que o paciente procure o atendimento médico especializado para dar início ao tratamento adequado.


Sobre a Novo Nordisk

A Novo Nordisk é uma empresa líder global em saúde, fundada em 1923 e sediada na Dinamarca. Nosso objetivo é impulsionar a mudança para derrotar o diabetes e outras doenças crônicas graves, como obesidade e doenças raras do sangue e endócrinas.


Fazemos isso com avanços científicos pioneiros, expandindo o acesso aos nossos medicamentos e trabalhando para prevenir e, em última análise, curar doenças. A Novo Nordisk emprega cerca de 47.800 pessoas em 80 países e comercializa seus produtos em cerca de 170 países. Para mais informações, visite www.novonordisk.com.br, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube.

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page