• O Canal da Lili

Sorriso Cidadão retoma atividades de saúde bucal em escolas municipais de Piracicaba (SP)


Primeiras crianças atendidas com o retorno do Sorriso Cidadão são da creche municipal São Vicente de Paulo - Imagem: Isabela Borghese

Na segunda-feira (20), as ações de saúde bucal do PSE (Programa Saúde na Escola), da Prefeitura de Piracicaba (SP), foram complementadas por meio do projeto Sorriso Cidadão do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região, que voltou a realizar atividades de saúde bucal em 23 escolas municipais com crianças da educação infantil e do ensino fundamental 1. A primeira unidade a receber o projeto é a Creche São Vicente de Paulo, que disponibilizará o atendimento a 520 crianças até o próximo dia 08/07. A meta é atender mais de 5.800 crianças até o final deste ano.


No início dos trabalhos do trailer do Sorriso Cidadão, participaram das atividades os secretários de Saúde, Filemon Silvano, de Educação, Bruno Roza, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Wagner da Silveira (Juca), além da coordenação de Saúde Bucal vinculada à Secretaria de Saúde e os diretores e professores da escola municipal. “Vimos as crianças partilhando um momento importante, vendo a saúde bucal como coisa importante em sua vida. Este trabalho vem em muita boa hora e vai atender aquela demanda que ficou suspensa devido à pandemia”, destacou Filemon Silvano.



O secretário de Saúde também lembrou a importância PSE e da parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação. “O Programa Saúde na Escola tem esse objetivo de promover a troca de informações entre as escolas e unidades de saúde sobre as condições de saúde dos estudantes da rede municipal, reforçando ações de prevenção a agravos à saúde e ampliar o alcance e impacto dessas ações do poder público junto às crianças e suas famílias”.


Conforme explica a coordenadora da Saúde Bucal, Fernanda Bado, das 88 escolas municipais aderidas ao PSE, o trailer será responsável, inicialmente, por 23 escolas municipais, sendo 19 de educação infantil e 4 de ensino fundamental 1, e assim que estas escolas forem finalizadas, outras poderão ser incluídas nesta atividade. Na escola, as crianças serão avaliadas e tratadas pela equipe de profissionais do trailer. “Devemos promover a saúde bucal desde a infância e a escola é uma grande parceira nesta missão. O Trailer Sorriso Cidadão representa uma importante complementação ao Serviço Odontológico Municipal, já que atuará nas escolas vinculadas a Unidades de Saúde que não possuem dentistas/equipes de saúde bucal”, disse.


"É importante realizarmos essa conscientização nas crianças desde cedo sobre a importância da saúde bucal. Após dois anos parados por conta da pandemia, essa parceria é essencial para que passem por uma avaliação, garantindo, preventivamente, o bem-estar de todos os alunos. Nesse projeto, especificamente, serão atingidos quase 5.800 dos matriculados na Rede Municipal de Ensino", pontua o secretário Municipal de Educação, Bruno Roza.


O Trailer Odontológico Sorriso Cidadão completou este mês 8 anos de atividade com mais de 60 mil atendimentos. O projeto é do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região, em parceria com a Hyundai Motor Brasil e empresas sul-coreanas instaladas no Parque Automotivo. De acordo com o presidente do sindicato, Wagner da Silveira, o Juca, o programa Sorriso Cidadão tem como missão prevenir e promover saúde bucal em prol do cidadão. “Estamos felizes com a retomada da parceria que visa o bem da população, principalmente das crianças. O Sorriso Cidadão é uma ação social que tem feito a diferença na vida das pessoas por onde ele passa, pois é mais que um atendimento odontológico, é envolvimento e interação entre escolas, crianças, comunidades, instituições, prefeituras e a equipe do projeto”, completou.


O trailer é equipado com um moderno consultório odontológico em seu interior, contando com compressor próprio, raio-x, autoclave, fotopolimerizador, dentre outros. Diversos tipos de tratamentos, como orientações de higiene oral, técnicas preventivas, restaurações, raspagem de tártaro, profilaxias, endodontia e pequenas cirurgias, são realizadas.


Dentro do cronograma do Sorriso Cidadão, a próxima unidade escolar municipal a receber suas atividades é a Emei e Emeif Francisco Correa, no bairro Jardim São Paulo e deverá atender cerca de 635 estudantes.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon