• O Canal da Lili

Setembro Azul: entidades promovem live com histórias, brincadeiras e ensino da Libras para crianças


Catharine Moreira - Imagem: Thiago Rochetto

Parceria entre a Assupira (Associação de Surdos – Libras Piracicaba), o Grupo Libras Piracicaba e Região, a Apaspi (Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Piracicaba) e o Projeto Pernas Caipiras promove, no próximo sábado (4), a live “Setembro Azul para as Crianças de Todas as Idades”, que marca o início do mês dedicado à visibilidade da comunidade surda. O evento será transmitido a partir das 16h pelo canal da Assupira no YouTube - link: bit.ly/CanalAssuPira . A programação prevê contação de histórias, brincadeiras e desafios em Língua Brasileira de Sinais (Libras).


A live tem o apoio do Comdef (Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência) e da Câmara de Municipal de Piracicaba. Os participantes poderão contribuir por meio de transferência via Pix, durante a live, para custear a programação do Setembro Azul.


Será uma tarde recheada de alegria com as histórias da Moana, dos Três Porquinhos, da Lebre e a Tartaruga e do Leão e o Ratinho. Personagens famosos no universo infantil, como o Mickey, a Minnie, as fadinhas e o Olaf, também marcarão presença. Haverá também música e poesias de Vinicius de Moraes interpretadas em Libras. Os participantes poderão aprender ainda com o desafio “Os sinais dos animais” e da aula de Libras com o professor Alexssandro Fonseca.


Setembro Azul: entidades promovem live com histórias, brincadeiras e ensino da Libras para crianças - Imagem: Thiago Rochetto

O evento será conduzido pelos artistas Catharine Moreira e Fábio de Sá. A interpretação será feita pelas intérpretes Flávia Lima e Shimbherly de Mori Crepaldi. Contará ainda com as participações especiais de Alexssandro Fonseca, professor de Libras, e das crianças João Pedro Nascimento, ator e youtuber, Luanna e Jullie Ferraz de Macedo, filhas de Jeanie Liza Ferraz, liderança surda, e atuantes para garantir o ensino de Libras na LDB (Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação Nacional).


De acordo com o presidente da Assupira, Thiago Pereira, a live foi pensada para destacar a importância da Libras no desenvolvimento das crianças surdas. “As crianças e familiares que participarem da live terão a oportunidade de aprender Libras, ter contato com histórias infantis, brincadeiras e desafios. Também será um momento para que as famílias entrem em contato com diversos canais que divulgam materiais acessíveis para crianças surdas”, evidencia. “Sabemos que a maioria das crianças surdas nascem em lares ouvintes e, por este motivo, escolhemos organizar uma live que também pudesse apresentar às famílias canais em que podem encontrar materiais para brincar e se divertir com seus filhos em Libras”, complementa.


Fábio de Sá - Imagem: Thiago Rochetto

PRODUÇÕES

Para tornar o evento possível, as entidades contam a participação de diversas iniciativas que produzem conteúdo em Libras, como o Instituto Phala – Centro de Desenvolvimento para Surdos, que tem como objetivo oferecer atendimento à comunidade surda de Itatiba e Região; o Centro de Educação para Surdos Rio Claro, escola que oferece educação pautada na filosofia bilíngue e multicultural que compreende a Libras como primeira língua dos processos educacionais; o Fluindo Libras, equipe de tradutores ouvintes e surdos que atuam com a tradução de materiais audiovisuais e espetáculos teatrais para a Libras; o projeto Casa Libras, que visa levar o encantamento das histórias infantis para as crianças surdas em Libras; o Varinha Libras, canal dedicado em contar histórias, brincadeiras, curiosidades e desafios em Libras para que as crianças pudessem se divertir em segurança; e a Encanto Produções e Eventos, empresa que trabalha para transformar sonhos das crianças surdas em realidade e divulga em seu canal histórias e lives acessíveis em Libras, além de conteúdos com audiodescrição.


SERVIÇO

Live “Setembro Azul para as Crianças de Todas as Idades”: no próximo sábado (4), às 16h. Onde: Canal da Assupira no YouTube - link: bit.ly/CanalAssuPira .

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon