
O FestA! - Festival de Aprender acontece em todas as unidades do Sesc no Estado de São Paulo, entre os dias 7 e 16 de julho. São mais de 500 atividades entre cursos, oficinas, bate-papos, vivências, feiras, intervenções urbanas e demonstrações em técnicas como pintura, escultura, arte digital, marcenaria e costura, entre outras. Esta é a sexta edição do festival, que reúne atividades voltadas às artes visuais e tecnologias e que buscam celebrar os processos de aprendizado e experimentação. A programação é gratuita e livre para todos os públicos e pode ser acessada em sescsp.org.br/festa.
Um dos eixos temáticos desta edição do FestA! é a valorização do fazer manual e dos exercícios de criatividade como forma ativa de aliviar o estresse e outras pressões do dia a dia, em busca de mais bem-estar e qualidade de vida. As pessoas são convidadas a festejar o convívio e a coletividade. Além disso, a produção artesanal e de mestres do saber - principalmente daqueles ligados à temas que dialogam com a diversidade - são foco da pesquisa temática de diversas programações. As atividades são lúdicas, formativas e intergeracionais, que permitem a participação e fruição de grande volume de público. O FestA! traz também cursos, oficinas e vivências que buscam um ineditismo e que sejam inusitadas para o público convidando as pessoas para a ação prática, ao ‘faça você mesmo’ e à experimentação.
FestA! do Sesc Piracicaba
Artes Manuais e Tecnologias
Oficina - Câmera escura de papel
A oficina propõe a construção de uma câmera com papelão e lupa e, assim, mostra como se dá um dos processos de efeito ótico utilizado na fotografia: a projeção da imagem invertida. Venha se divertir e conhecer esse recurso utilizado para reproduzir imagens. Com Bruno Perê, artista urbano e educador. Vagas limitadas. Dia 8, sábado, 13h45. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
Oficina - Microzines para quem está de passagem
Zine é um meio de comunicação alternativo e independente, reproduzido em pequenas tiragens e distribuído para um público segmentado de maneira fora dos padrões convencionais. Os microzines são atrativos por serem pequeninos e diferentes, com textos curtos e objetivos, e as ilustrações bem básicas. Eles serão produzidos em cima de uma base quadriculada. Com Márcio Sno, ilustrador e zineiro. Dia 8, sábado, 14h. Praça. Grátis. 12 anos. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
Oficina - Cavalete andante
Essa oficina-vivência propõe diversas experiências com pintura acrílica. Utilizando a técnica em diversos suportes - como espelho e plástico -, os participantes são convidados a observar e pintar de forma inusitadas. Com Bruno Perê, artista urbano e educador. Dia 9, domingo, 12h. Parque Lúdico. Grátis. Livre. Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.
Intervenção - Banho de Canto - Experiências de Invenção
Uma obra-oficina ativada em coparticipação com o público. Trata-se de um banho sonoro constituído de muitas vozes e múltiplas sonoridades. A presença de um participante no centro da obra inspira o grupo em torno a cantar e tocar, desenhando movimentos circulares. Aquele que está tomando o banho de canto dinamiza o som e é envolvido nas sonoridades dos outros. Semelhante à atmosfera de uma festa popular, uma ciranda, "Banho de Canto" acolhe a experiência da coletividade, facilitando uma experiência de integração entre as pessoas e de cada um consigo. A obra, criada pela artista Stela Barbieri, faz parte da exposição Cria_Experiências de Inventar. Dia 13, quinta, 19h às 21h. Teatro. Grátis. Livre.
Demonstração - Exposição de Origamis
O origami é a arte de dobrar papel, cujo objetivo é transformar uma folha quadrada plana em uma escultura acabada por meio de técnicas de dobra e escultura. Marcio Okabe é origamista, participante do programa Batalha Makers Brasil e nessa demonstração apresenta diferentes tipos de origamis e conversa com o público sobre a prática e suas tradições. Com apresentação em Libras. Dia 15, sábado, 13h às 17h45. Comedoria. Grátis. 16 anos.
Oficina - Luminária de Origami
Construa sua luminária de papel. Com Marcio Okabe, origamista e participante do programa Batalha Makers Brasil. Dia 16, domingo, 14h30. Sala do Curumim. Grátis. 16 anos. Inscrições pelo portal inscricoes.sescsp.org.br a partir do dia 5/7 às 17h.
Oficina - Criando grafias com o rio Piracicaba
"Onde termina o rio Piracicaba e começa o resto do mundo?" A fim de responder a essa questão por meio da arte, caminharemos pela orla do rio, explorando as realidades e os modos de vida relacionados a ele. Nosso propósito é criar um encontro enriquecedor de impressões, utilizando variadas técnicas de produção artística para conectar o espaço público e as histórias compartilhadas. Com Fernando Camargo, antropólogo. Dia 9, domingo, 13h30. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 12 anos. Inscrições pelo portal inscricoes.sescsp.org.br a partir do dia 5/7 às 17h.
Oficina - Criaturas de papel
A papietagem é uma técnica artesanal derivada do papel machê e consiste em usar pedaços de papel e cola sobre uma estrutura. A técnica tem amplo uso e nesse curso os participantes serão convidados a inventar livremente suas próprias criaturas. Com Alice Mantellatto, artesã. Dias 11 e 12, terça e quarta, 14h. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos. Inscrições pelo portal inscricoes.sescsp.org.br a partir do 5/7 dia às 17h.
Curso - Reimaginando as obras da exposição CRIA com Inteligência Artificial
Nesta atividade as pessoas irão debater enquanto interagem com uma inteligência artificial, com ela poderia avaliar, interpretar e reproduzir as experiências sensoriais e emocionais proporcionadas pelas obras interativas presentes na exposição "CRIA_experiências de invenção", visando potencializar as perspectivas e expandir os horizontes de acesso. Com Maurício Pinheiro, Educador de Tecnologias e Artes. De 11 a 13, terça a quinta, 19h30.
Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. 16 anos. Inscrições pelo portal inscricoes.sescsp.org.br a partir do dia 5/7 às 17h.
Oficina - Construa seu jogo de Mancala
Mancala é um dos jogos mais antigos do mundo, originário da África. A atividade incentivará a experimentação do jogo confeccionado com material sustentável, promovendo a reflexão sobre sustentabilidade e a conscientização da importância do brincar. Além disso, os participantes terão a oportunidade de criar um ecojogo Mancala sustentável para levar para casa e difundir o conceito de preservação ambiental através da diversão. Com Renatta Neto, Ecobrinquedista. Dia 15, sábado, 14h. Espaço de Tecnologias e Artes. Grátis. Livre Inscrições pelo portal inscricoes.sescsp.org.br a partir do dia 5/7 às 17h.
Como participar
As atividades são sempre gratuitas e as informações sobre participação podem ser conferidas diretamente no portal sescsp.org.br/festa ou perfis das unidades nas redes sociais. Há atividades com participação livre ou distribuição de senha diretamente no local, com 30 minutos de antecedência. No caso das atividades que acontecem com inscrição prévia, as vagas ficam disponíveis a partir do dia 5 de julho, 17h. As inscrições são realizadas exclusivamente pelo aplicativo Credencial Sesc SP ou pelo site centralrelacionamento.sescsp.org.br.
FestA! Festival de Aprender
O FestA! teve sua primeira edição em 2017 e já atendeu mais de 240 mil pessoas nestas cinco edições. Entre 2017 e 2019, a programação aconteceu de forma presencial e se caracterizava por ocupar os mais diversos espaços nas unidades e também espaços externos. Em 2021, a maior parte das ações aconteceram no ambiente digital, com a distribuição do Almanaque FestA!. A partir de 2022, o festival aconteceu de forma híbrida, com ações online e presenciais. Ocupou espaços físicos das unidades, em seus canais e redes sociais, além do portal e plataforma Sesc SP e espaços nas empresas parceiras. Em 2023, a programação volta acontecer de forma presencial, celebrando o encontro e ocupando os espaços das unidades do Sesc SP. Além disso empresas parceiras receberam, ao longo do mês de junho, ações que aconteceram em seus próprios ambientes de trabalho para convidar trabalhadoras/es do comércio de bens, serviços e turismo e seus familiares (público prioritário do Sesc) para o FestA! nas unidades.
O Festa! busca refletir a programação de cursos e oficinas de Artes Visuais e Tecnologias que a instituição oferece regularmente, durante o ano todo e que busca democratizar o acesso de todos os públicos às diversas técnicas artísticas que contribuem para sua autonomia para se expressar poética e criativamente.
Comentários