top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Sesc Piracicaba sedia oficinas gratuitas de dança e culinária africana nos dias 28 e 29/10


Gabb Cabo Verde é dançarina profissional, coreógrafa, diretora de movimento e preparadora corporal - Foto: Arquivo pessoal

Mais uma vez em parceria com o Sesc Piracicaba, o Afro Black Afrofuturista promove atividades culturais gratuitas nos próximos dias 28 e 29 de outubro. Com profissionais da Angola e Benin, o projeto traz mulheres que ministrarão oficinas que misturam o Brasil e a África. A participação de ambas as oficinas é gratuita. Os interessados em participar devem comparecer ao Sesc Piracicaba nos dias e horários marcados.


No dia 28 de outubro, às 14h, a oficina de dança “Celebro seu corpo” é por conta da dançarina Gabb Cabo Verde, da Angola. Nesta aula, as pessoas presentes vão desenvolver, por intermédio dos conceitos das danças africanas e caribenha, a noção de corporeidade, amplitude, controle, força e potência, com o intuito de aprimorar a consciência corporal, auto estima, sociabilidade e autocuidado.



Já no dia 29 de outubro, às 14h, Japhette Ozias Ninninla Lantonkpode, de Benin, e Jamila Paulina Kosi Dongo, da Angola, comandam uma oficina de culinária chamada “Alimentar-se africano, o conjunto de costumes que envolvem a alimentação do povo negro”. Neste encontro, os participantes vão explorar as tradições alimentares do povo negro, desde o cultivo até o ato de compartilhar refeições, destacando as conexões entre a culinária afro-brasileira e as raízes históricas africanas.


Breve Currículos

Gabb Cabo Verde: dançarina profissional, coreógrafa, diretora de movimento e preparadora corporal de Danças Negras, nascida em Angola. Ao longo dos anos participou de grupos de dança e de estudos de danças africanas e caribenhas. Ministra aulas de danças afro urbanas e no seu projeto Celebre seu Corpo, criado em 2014, e trabalha coreografando para artistas nacionais e campanhas publicitárias.


Jamila Paulina Kosi Dongo é natural de Luanda, Angola, e possui uma formação em Administração - Foto: Arquivo pessoal

Japhette Ozias Ninninla Lantonkpode: artista, educadora e articuladora cultural do Benin, atualmente radicada em São Paulo. Seu percurso inclui a promoção das artes de matriz africana. Japhette é reconhecida por ministrar oficinas, cursos e palestras relacionadas ao design têxtil, moda e culinária africana, atuando em várias instituições nacionais e internacionais.


Jamila Paulina Kosi Dongo: natural de Luanda, Angola. Solteira e mãe de duas filhas, ela possui uma formação em Administração e desempenha o papel de assistente administrativo. Há sete anos faz parte da CAASCar - Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos e Região, onde contribui ativamente. Atualmente reside em São Carlos, onde se dedica tanto as suas atividades profissionais quanto ao apoio à comunidade acadêmica local.





Afro Black

Em 2015, surgiu, por meio das irmãs Sabrina Alessandra Rodrigues Semedo e Camila Fernanda Rodrigues, o projeto chamado Afro Black. O foco é divulgar a cultura africana e a sua musicalidade no município de Piracicaba e região, por meio de apresentações de DJs africanos de diferentes nacionalidades, residentes no Brasil.


Durante as edições realizadas, foram apresentados diferentes gêneros musicais (Afro House, Afro Beat, Kuduro, Zouk e Kizomba) e também aconteceram desfiles para divulgar as vestimentas e acessórios africanos.


Japhette Ozias Ninninla Lantonkpode: Artista, educadora e articuladora cultural Foto: Arquivo pessoal

O projeto foi inspirado na Semana da África e Festa Africana, eventos que acontecem na cidade de São Carlos desde 2006, para celebrar o dia 25 de Maio (Dia da África), que é uma data comemorada mundialmente.


O Projeto Afro Black foi sucesso, em Piracicaba, e até o momento, 15 edições foram realizadas, sendo na maioria das vezes produzidas em colaboração com estudantes, empreendedores e profissionais africanos e afrodescendentes que vivem na cidade e no Estado de São Paulo.


Serviço

Oficinas de dança e culinária africana: dias 28 e 29 de outubro, às 14h. Local: Sesc Piracicaba, à rua Ipiranga, 155, no Centro. Entrada gratuita.

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page