top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Serviço Militar: Atiradores de 1985 de Piracicaba (SP) se reencontram após 38 anos


No último dia 18 de março, um grupo de mais de 100 ex-atiradores reuniu-se num clube de Piracicaba (SP) - Imagem: MHZ Studio/Divulgação

*Texto: Eliana Teixeira

Anualmente, jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos são convocados ao alistamento militar obrigatório e, após processo seletivo que envolve entrevistas, testes de aptidão e exames médicos, muitos dos inscritos são selecionados para a prestação do Serviço Militar Inicial obrigatório. Nessa prestação de serviço obrigatório, os jovens recebem a denominação de “atiradores”, durante o período de cerca de 12 meses que permanecem no TG (Tiro de Guerra). E muitos sentem saudade dessa época, como é o caso dos Atiradores de 1985 do TG de Piracicaba (SP).




No último dia 18 de março, um grupo de mais de 100 ex-atiradores reuniu-se num clube de Piracicaba para “matar a saudade”. De acordo com o microempresário Jairo de Oliveira Pupo Junior, que foi o organizador evento – um churrasco ao som de DJ, muito bate-papo e recordações -, essa é apenas a primeira confraternização dos Atiradores de 1985.


Antônio Carlos Longo, militar da reserva, mais conhecido como cabo Longo afirma que havia um desejo dos ex-atiradores em se reunir. “Antigamente era difícil, mas com o advento da internet, das redes sociais, ficou mais fácil. O Pupo me procurou uns dois anos atrás e fez a pesquisa praticamente o dia todo, lá no quartel, procurando os livros de assentamento, o nome de todo mundo, procurou nas redes sociais quem ele pode achar”, conta.


Segundo Longo, na formatura de 1985, eles eram em 480 soldados e reencontrar parte dos ex-atiradores foi “uma alegria muito grande”. Ele acredita que, no próximo ano, mais pessoas devem participar da confraternização. “Agradeço também alguns membros da Associação dos Militares da Reserva, a qual estou hoje como presidente, que solicitaram ao pessoal a doação de leite e chocolate que vão ser distribuídos para a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Piracicaba, na campanha do Chocolate solidário”, destaca.


Imagem: MHZ Studio/Divulgação

ALEGRIA APÓS 38 ANOS

Antonio Carlos Schiavon, o Carlinhos, que atualmente é presidente do IPASP (Instituto de Previdência e Assistência Social dos Funcionários Municipais de Piracicaba), afirma que rever os antigos amigos “foi sensacional”. Carlinhos lembra que, 38 anos atrás, os Atiradores de 1985 foram os primeiros a ocupar, o então novo espaço do Tiro de Guerra, na rua Anhanguera, no bairro Morumbi. “Foi uma satisfação enorme reencontrar os amigos. Cheguei no clube por volta de 11 horas da manhã e fiquei até umas 16h30. Deu para conversar com todos os que estavam na confraternização”, alegra-se.


Segundo Carlinhos, durante o evento teve até videochamada de quem não pôde estar na confraternização, mas queria mandar mensagem aos amigos. “Daqui a um ano, novamente o pessoal já vai começar a se organizar para a próxima confraternização”, diz.


SERVIÇO MILITAR

O Serviço Militar é o período em que o brasileiro recebe instrução militar em um quartel da Marinha, Exército ou Aeronáutica, destinada à formação de reservista de 1ª ou 2ª categoria, visando à defesa da Pátria.


Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page