top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Semana Mundial: ONU promove Conferência sobre a Água com foco em pequenas ações


Imagem: Divulgação/LBV

Recentemente, tivemos inúmeros eventos climáticos extremos que são considerados fora dos padrões, mas não dos registros. O fato se dá em decorrência das mudanças climáticas, que estão prejudicando o ciclo da água, causando seca e excesso de chuvas. Mesmo com 12% desse líquido precioso em nosso território, cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável e quase 100 milhões não dispõem dos serviços de esgoto sanitário no País, segundo painel do SNIS/2021 (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento). Ambos são considerados um direito humano.





Sejamos beija-flores

Em comemoração do Dia Mundial da Água — celebrado em 22 de março —, a ONU (Organização das Nações Unidas) realiza a Conferência sobre a Água, que iniciou na quarta-feira (22) e se encerra nesta sexta-feira (24), em New York, Estados Unidos. Com o objetivo de unir o mundo para discutir formas de solucionar a crise hídrica e de saneamento global, o principal resultado do evento será o lançamento da Agenda de Ação da Água, que contará com o comprometimento de voluntários, de governos, instituições e comunidades locais.


“Acelerando Mudanças — Seja a mudança que você deseja ver no mundo” é o tema do debate este ano inspirado na fábula de um beija-flor que se esforça em apagar o incêndio carregando água pelo seu bico. Trata-se de uma história que ensina a lidar com crises. Inclusive, ao falar sobre a data, a ONU alerta: “Neste exato momento, estamos diante de uma crise global de água e saneamento, ficaremos parados e olhando ou vamos agir?”


Consciência Socioambiental

Por acreditar que as novas gerações podem reverter essa realidade, a Legião da Boa Vontade (LBV) promove a Consciência Socioambiental por meio de ações práticas que estimulam uma cultura de sustentabilidade. Temas ligados à preservação da Natureza e ao não desperdício dos recursos naturais, bem como ao comportamento sustentável, são desenvolvidos com o intuito de ajudar a minimizar os impactos ambientais e contribuir para a formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão.


Protagonismo infantojuvenil

Até nesta sexta-feira (24), ocorre em todo o Brasil a abertura do 20º Fórum Internacional Infantojuvenil da LBV, com o tema “Cuida da Vida, cuida da Terra e cuida de nós: somos todos Natureza!”, uma iniciativa prática da Pedagogia do Afeto*, da Instituição, em que os pequeninos são os protagonistas. O tema foi escolhido pelas próprias crianças e norteará, ao longo deste ano, uma série de atividades e ações a serem desenvolvidas nas escolas e unidades socioeducativas da Entidade.


Para saber mais sobre a atuação humanitária e sustentável da LBV, acesse o site www.lbv.org e siga @LBVBrasil nas redes sociais.



Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page