• O Canal da Lili

Sema e Sebrae oferecem capacitação para permissionários dos varejões municipais de Piracicaba


secretária Nancy Thame, da Sema, à direita, fechou parceria com o Sebrae - Imagem: Prefeitura/CCS

Na última terça-feira (23), a secretária da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), Nancy Thame, reuniu-se remotamente com o gerente regional do Sebrae de Piracicaba, Fábio Gerlach, e a analista de Negócios, Alice de Andrade, para fechar projeto de parceria com o Poder Público para capacitações de produtores rurais e pequenos varejistas do município.


A primeira ação será nesta sexta-feira (26), com o treinamento de permissionários dos varejões municipais para uso da plataforma digital Pertinho de Casa, oferecida gratuitamente pelo Sebrae e pela Faesp/Senar-SP. Lançado no ano passado, o site permite o cadastro sem custo dos produtores e pequenos varejistas com o tipo de negócio e área de entrega. O consumidor interessado em comprar precisa apenas colocar seu endereço ou CEP no site, selecionar a categoria de estabelecimento que procura e escolher do qual irá comprar, em uma lista de pequenos comerciantes cadastrados. A negociação é direta entre as partes, via WhatsApp.


O objetivo, segundo o Sebrae, é oferecer uma oportunidade para adaptação das vendas dos varejões municipais enquanto durar a pandemia. A parceria também será estendida para criação de cursos voltados para o desenvolvimento em tecnologia e inovação no campo, dicas de vendas, gestão e faturamento do negócio, especialmente para pequenos agricultores e permissionários do município. A previsão é que os cursos sejam oferecidos na segunda quinzena de abril.


Para o gerente regional Fábio Gerlach, a Prefeitura de Piracicaba tem sido uma grande parceira do Sebrae. “Essa aproximação com a Sema, para levar oportunidades de desenvolvimento ao produtor rural e a todos que fazem parte da cadeia produtiva, é fundamental nesse momento, pois alimento é condição básica e necessária a todos”, afirma.


“Já estamos com uma equipe da Sema responsável por dar andamento a este projeto com o Sebrae, para estruturarmos a melhor forma de implementá-lo e oferecer ótimos cursos que vão ajudar a aprimorar, principalmente, o trabalho da agricultura familiar de Piracicaba”, disse a secretária Nancy Thame.


APICULTURA

A Sema também está buscando um trabalho conjunto com a startup GeoApis, para ações sobre a atividade apícola e implementação de campanha para prevenção de mortalidade de abelhas na região. A reunião com a startup ocorreu na segunda-feira (22), com a gestora de projetos Simone Dias e a secretária Nancy Thame. A GeoApis é uma plataforma digital que aproxima apicultores e agricultores da região de Piracicaba.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon