O HRP-Unicamp - Hospital Regional de Piracicaba, mantido pela Secretaria Estadual de Saúde e administrado pela Unicamp, recebeu no dia 22 de novembro, oficialmente, a entrega do certificado de Acreditação Internacional Qmentum, desenvolvido pela Accreditation Canadá que atesta a qualidade e segurança dos serviços de saúde em todo o mundo. O HRP é o primeiro hospital na macrorregião de Piracicaba (SP) a conquistar a classificação com o Selo Diamante.
O evento também foi palco para o descerramento da placa em homenagem a todos os colaboradores que contribuíram no processo da certificação.
A certificação é cedida à instituição, conforme o foco na excelência dos serviços prestados, cultura de segurança, compromisso consistente com a melhoria contínua e melhores práticas para o aprimoramento dos serviços. E a entrega da certificação foi realizada pela diretora técnica do QGA - QMentum, Melissa Chueiri Morais. “É com grande satisfação que entrego essa certificação. Tenho vários exemplos que podem ser ressaltados nessa trajetória, mas vou falar sobre a importância da gestão que valoriza as lideranças e isso contribui para um processo contínuo e evolutivo. A certificação é o primeiro passo que capacita o HRP a trabalhar junto de grandes instituições do mundo. Agradeço a confiança no método e a responsabilidade com o trabalho que é realizado com excelência e centrado no bem-estar e segurança do paciente”, detalhou.
Na oportunidade, o superintendente do HRP-Unicamp, médico infectologista Vitor Martins Marim falou sobre o empenho dos colaboradores, gerentes, gestores em geral, Corpo Clínico, equipes multidisciplinares e profissionais terceirizados. “Estamos aqui para celebrar, pois o HRP se transformou em uma grande referência. Conseguimos expandir os serviços e nossa produção cirúrgica aumentou em 33%. Nosso índice de satisfação é superior a 95%, medido através de NPS em 100% dos pacientes internados e cerca de 20% pacientes ambulatoriais. São resultados muito positivos de ganhos imensuráveis para os pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) e a macrorregião de Piracicaba”, afirmou.
O evento que reuniu lideranças e colaboradores do hospital, contou com a participação do professor doutor Maurício Etchbehere, assessor docente da DEAS – Diretoria Executiva da Área da Saúde. Para ele, o HRP se supera a cada dia. “Aqui se faz mais prótese de quadril e de joelho que qualquer outro hospital da região. O cuidado e a excelência com os quais se trabalha, eleva a qualidade dessa instituição no atendimento ao paciente”, pontuou.
Moisés Taglietta, diretor da DRS - Diretoria Regional de Saúde falou sobre a reestruturação do hospital que hoje atende diversas especialidades médicas.
Em meio à satisfação e orgulho pela conquista, o executor do Convênio HRP/Unicamp, médico cardiologista Willian Cirillo, ressaltou a importância do interesse coletivo que corroborou para a conquista deste título, colocando o interesse do paciente frente ao interesse próprio.
Quem também marcou presença foi o prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida afirmando que o recebimento da certificação demonstra que o HRP é um dos melhores do Brasil.
O professor doutor Antonio José de Almeida Meirelles, reitor da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, enfatizou que cada colaborador teve um papel importante nessa conquista. “Toda grande conquista, precisa de uma grande equipe e maestria capazes de motivar, mobilizar e construir a partir das visões diferentes, as convergências. Parabenizo a todos os envolvidos”, concluiu.
NÚMEROS
De janeiro a novembro, foram realizadas mais de 13 mil cirurgias, em média, 1.303 por mês, sendo cirurgias oftalmológicas, do aparelho digestivo, procedimentos urológicos e cirurgias ortopédicas. No mesmo período, mais de 07 mil pacientes foram atendidos no ambulatório para a realização de cerca de 10 mil exames internos e externos.
O HRP atende 26 municípios consolidando-se em seis anos de atuação, como referência em Ortopedia, Oftalmologia, Urologia, EDA/colonoscopia, além de procedimentos voltados à saúde da mulher.
Atualmente, o HRP-Unicamp conta com cerca de dez médicos residentes (FCM-Unicamp) das especialidades de Cirurgia Geral, Oftalmologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia e Urologia, além de 13 residentes e pós-graduandos Cirurgiões Dentistas (FOP-Unicamp), especialidade de Estomatologia e Bucomaxilofacial, que passam pela instituição por mês.
تعليقات