top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Secretários de Agricultura discutem proteção das águas na Região Metropolitana de Piracicaba


Participantes em visita técnica na Cachoeira Salto, em Analândia - Imagem: Divulgação

Cerca de 100 pessoas participaram, na última segunda-feira (22), do IV Encontro das Secretarias de Agricultura da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba), no município de Analândia (SP). O encontro promoveu palestras com temas relacionados à Proteção das Águas, sob organização conjunta da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), e da Prefeitura de Analândia, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).


Os representantes do Consórcio PCJ, Francisco Carlos Castro Lahóz e Murilo Ferreira de Sant’Anna, explanaram sobre a situação hídrica de 2022 e o Prêmio Ação pela Água, promovido pela associação. Com o tema Um Olhar sobre as Águas de Analândia, a mestre em Ciências da Engenharia Ambiental, Izabella de Camargo Aversa, trouxe os principais pontos do plano de saneamento de Analândia.



O Projeto Nascentes do município de Analândia foi apresentado pelo vereador e presidente da Câmara do município, Leandro Santarpio, e o evento foi finalizado com a palestra da engenheira agrônoma da Sema, Evelise Moda, sobre o programa municipal PSA (Pagamento por Serviços Ambientais de Piracicaba).


Na parte da tarde, os participantes fizeram uma visita técnica ao Morro do Camelo, para conhecerem o projeto de reflorestamento feito no município e depois partiram para a cachoeira Salto Major Levy, no rio Corumbataí, localizada na entrada da cidade.


Para a secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, esta quarta edição do encontro foi produtiva e gerou muitas discussões sobre a importância da preservação das águas para o abastecimento da população. “O nosso programa PSA faz esse papel de incentivar produtores rurais que atendem às práticas sustentáveis para preservação de água no município e temos trabalhado muito para o reflorestamento na área rural, que reflete diretamente na conservação de nossas águas”, ressalta.


O prefeito de Analândia, Paulo Henrique Franceschini, salientou que Analândia é um município produtor de água responsável por abastecer milhares de pessoas da região. "Estou muito feliz com essa oportunidade de estarmos reunidos. Hoje Analândia marca um ponto em sua história e esperamos que isso frutifique e gere muitos frutos para nossa população”.



Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page