top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Salão de Humor de Piracicaba recebe oficina de animação com brinquedos ópticos, no sábado (7)


Zootrópio será levado à oficina deste sábado no Armazém 14 - Foto: Divulgação

Taumatrópios, praxinoscópios e zootrópios são nomes difíceis para dispositivos simples, conhecidos como brinquedos ópticos, surgidos na Europa há quase 200 anos. Eles permitiram as primeiras experiências, historicamente conhecidas como desenhos animados, e que poderão ser vivenciados em uma oficina que acontece neste sábado (7/), das 13h às 18h, no Armazém 14, no Parque do Engenho Central, em Piracicaba (SP). A atividade, gratuita, faz parte da programação do 50º Salão Internacional de Humor de Piracicaba e é direcionada a todos os públicos, sem limite de idade ou pré-requisitos.


A realização é da produtora Cine 16, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). “É só chegar, receber orientação de um professor e usar a criatividade para produzir sua própria sequência animada, não precisando saber desenhar", afirma o coordenador pedagógico da oficina, Alex Zen, da Cine 16.



Zen explica que esses aparelhos exploram os mesmos fenômenos e princípios que estão por trás da invenção do cinema. “A invenção do cinema no final do século 19 foi o resultado da combinação de diferentes tecnologias com a aplicação de alguns princípios físicos e fenômenos ópticos, dentre os quais se encontram os mesmos que regem a ilusão do movimento proporcionada pelos brinquedos ópticos”, enfatiza.


Ao final da oficina, os participantes sairão com um presente inesquecível: gifs animados serão gerados a partir das animações individuais, revela Zen, e cada um receberá em seu WhatsApp sua criação artística.


Junior Kadeshi, diretor do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba), fala da relação entre o cinema e o humor gráfico. “Com essa oficina queremos expandir as áreas de atuação do Salão, que é mais focado no gráfico. Os brinquedos ópticos, que remontam às primeiras experiências do homem com o desenho em movimento, que deu origem ao cinema”, destaca.


Participantes aprenderão a fazer uma sequencia animada - Foto: Divulgação

O SALÃO

O 50º Salão de Humor, que passou a ser Patrimônio Cultural Imaterial este ano, conta com 318 trabalhos expostos, produzidos por 175 artistas de 30 países. A mostra oficial está no Armazém 14. As visitas podem ser feitas às quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 20h. Além disso, a programação inclui diversas exposições paralelas em diferentes espaços da cidade. O cronograma completo pode ser visto em salaointernacionaldehumor.com.br.







SERVIÇO

Oficina de animação com brinquedos ópticos: sábado (7), das 13h às 18h, no Armazém 14, no Parque do Engenho Central, à avenida Maurice Allain, 454, em Piracicaba (SP) . Entrada gratuita. 4. Mais informações: (19) 3403-2600.

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page