Saiba como preparar carbonara vegano como homenagem no Dia das Mães


Carbonara vegano - Imagem: Divulgação

Para comemorar o Dia das Mães de uma forma segura e sem aglomeração a chef Lidiane Barbosa preparou uma receita deliciosa e super fácil para ser feita em casa: Carbonara vegano. Confira a receita:


Receita preparada pela Chef Lidiane Barbosa

Ingredientes:

• 300g de massa sem glúten

• 200g de champignon fresco

• 2 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem ou azeite de oliva extra virgem

• 1 colher de chá de páprica defumada

• 1 colher de sopa de levedura nutricional

• Salsinha bem picadinha a gosto

• Pimenta calabresa a gosto

• Noz moscada a gosto


Modo de preparo:

Limpe e higienize os cogumelos. Pique bem o cogumelo e em um bowl, misture com a páprica, levedura e oléo de coco ou azeite de oliva. Leve a uma frigideira e deixe em fogo médio, por uns 10 minutos. Mexa para não queimar. Mas não muito para que os cogumelos não soltem muita água. Eles precisam ficar crocantes. Enquanto isso, cozinhe o macarrão. Mesmo o pupunha, cozinhe 5 minutinhos. Escorra bem a água. Retire os cogumelos da frigideira e reserve. Nesta mesma frigideira, coloque o macarrão já cozido. Aproveite o fundinho que ficou. Acrescente (opcional) salsinha, noz moscada, pimenta calabresa. E finalize com os cogumelos


Chef funcional Lidiane Barbosa - Imagem: Divulgação

Chef Funcional Lidiane Barbosa

A chef, trocou uma especialização com foco na carreira jurídica pelo curso de técnicas em gastronomia na Escola de Restauració I Hostalatge, de Barcelona, em 2002. Não demorou muito para ela mergulhar de cabeça na gastronomia funcional. Fez pós-graduação e outras especializações na área. Em 2015, teve a oportunidade de expandir seus conhecimentos estudando na Le CordonBleu, em Paris. Estudou no Natural Gourmet Institute, em Nova York, Escola Jamie Oliver, em Londres e Matthew KenneyCulinarySchool em Venice Beach. Lidiane tem como "bandeira" a disseminação da comida "de verdade", o uso de ingredientes integrais, frescos e orgânicos, incentivo ao produtor local, a utilização das plantas alimentícias não convencionais (Pancs) e a socialização por meio da comida. É também especialista em gastronomia sem glúten e sem outros alergênicos.


A chef é requisitada para consultorias a restaurantes e bistrôs pelo Brasil. No currículo, são 16 estabelecimentos em Belém, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, etc. Ela também viaja o País comandando cursos e workshops de gastronomia funcional. Já foram mais de 400 cursos e palestras, 80 cidades e um total de mais de 40 mil alunos.


É autora das receitas do livro "Vó Leninha e... O Aniversário de Isabela", primeira publicação brasileira com preparações funcionais voltada para crianças, em parceria com uma escritora de Santa Catarina, presidente e Idealizadora do Projeto Crescer e Semear (desde 2015), realizado pela ONG - Instituto Alice Henrique de Campos Gonçalves, também presidido pela mesma, que só em 2018 alcançou 4.500 crianças, 50 merendeiras de 13 escolas públicas da cidade de Blumenau/SC. Crescer e Semear' é um projeto social, sem fins lucrativos, que tem como intuito mudar a educação das crianças por meio da alimentação saudável e saborosa. Repensar a alimentação, incentivar hábitos saudáveis e, principalmente, ensinar como se alimentar com saúde e qualidade nutricional.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon