top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Saúde tem campanha de prevenção a ISTs durante o Carnaval em Piracicaba (SP)


Unidades de Saúde ofertam preservativos gratuitamente aos usuários do SUS durante o ano todo - Foto: Divulgação/CCS

Em Piracicaba (SP), os foliões que participam do Carnaval de rua deste ano podem contar com apoio das equipes do Cedic - Centro de Doenças Infectocontagiosas que distribuirão, gratuitamente, cerca de 10 mil preservativos. A distribuiição dos preservativos acontece nas diversas ações programadas pela Prefeitura de Piracicaba, a partir deste sábado (10) até a próxima terça-feira (13).


Os preservativos distribuídos, bem como o gel lubrificante, são fornecidos pelo Ministério da Saúde, e fazem parte das estratégias de Prevenção Combinada. Além disso, também haverá entrega de material educativo sobre a prevenção das IST - Infecções Sexualmente Transmissíveis, confeccionado pelo município, e a realização de testes rápidos para diagnóstico de HIV e sífilis nos dias 11 e 13/02, no Engenho Central.





Karina Corrêa Contiero, coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais e da Vigilância em Saúde de Piracicaba (Cevisa), explica a importância da prevenção. “O Carnaval é momento de alegria e descontração, mas é indispensável que todos aproveitem de maneira segura e responsável, inclusive na prática sexual. Portanto, nós reforçamos que o uso do preservativo em todas as relações sexuais é a maneira mais eficaz para proteção contra o HIV, a sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis, além de ser também um importante método contraceptivo para quem deseja evitar a gravidez. Atualmente, existem também outras estratégias que podem ser utilizadas de maneira simultânea para a prevenção do HIV, a chamada Prevenção Combinada, e nossa intenção é levar essas informações à população, bem como incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce dessas doenças”, explica.


O secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, reforça que além do Cedic outras mais de 70 unidades de saúde da cidade mantêm a distribuição gratuita de preservativos e ofertam de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C em sua rotina. “Vale ressaltar que o município investe constantemente na capacitação das equipes, na elaboração e confecção de materiais e estratégias de prevenção e diagnóstico das ISTs durante todo o ano”, diz.


De acordo com a OMS- Organização Mundial da Saúde, todos os dias ocorre 1 milhão de novas infecções sexualmente transmissíveis. Doenças antigas, que remontam à Idade Média, como a sífilis, por exemplo, ainda hoje podem ser consideradas uma epidemia pela falta de proteção adequada. É importante lembrar que a sífilis, assim como outras ISTs, tem cura e o tratamento é simples e gratuito.


Em relação ao HIV, segundo dados do Ministério da Saúde, a maioria dos casos de infecção no país é registrada em jovens, na faixa de 20 a 34 anos (52,7%). O HIV não tem cura, mas tem tratamento gratuito pelo SUS. “Portanto, é recomendado que todos aqueles que tiveram algum tipo de exposição, como relação sexual desprotegida, procurem uma unidade de saúde, pois nem sempre a pessoa infectada apresentará sintomas. O diagnóstico precoce é extremamente importante pois permite tratar o quanto antes e garantir qualidade de vida, bem como evitar que o indivíduo transmita a infecção para outras pessoas”, enfatiza Karina.


ESTRATÉGIA

A Prevenção Combinada associa diferentes métodos (ações) de prevenção ao HIV, mostrando a importância da prevenção das IST e das hepatites virais tanto para a prevenção do HIV, quanto para a saúde integral das pessoas. Essas ações podem estar combinadas de acordo com as características individuais e o momento de vida de cada pessoa. Mais informações sobre este trabalho está disponível no site do Ministério da Saúde no link https://encurtador.com.br/ltNUX .


SERVIÇO

O Cedic Piracicaba fica na rua do Trabalho, 634, na Vila Independência, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone é (19) 3437-7800.

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page