top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Saúde Bucal: especialista fala sobre a importância da escovação regular e alimentação balanceada


Fazer a escovação dental regularmente é o pilar para uma boa saúde bucal - Imagem: Divulgação

Muitas pessoas sabem, mas nunca é demais ressaltar que cuidar da saúde bucal é essencial para ter uma vida saudável. A boca é responsável por funções que afetam o funcionamento de todo o organismo, além de estar conectada a diversos órgãos do corpo humano. Pensando nisso e aproveitando a data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde Bucal, dia 20 de março, Letícia Rigo, consultora da GUM, marca especialista em produtos odontológicos, dá algumas dicas de como manter a saúde bucal em dia.



De acordo com Letícia, além de visitar o dentista regularmente, existem outros hábitos que podem ser incorporados à rotina de quem busca uma melhor higiene bucal. Confira:



Aposte em alimentação balanceada

Não é segredo para ninguém que o excesso de doces e guloseimas não fazem bem a saúde oral e geral, causando inúmeros incômodos que podem se tornar difíceis de tratar quando não controlados. “Nossa recomendação profissional é que os pacientes se acostumem a substituir alimentos com muito açúcar por outros ricos em fibras, como frutas, verduras e legumes. Assim, é possível garantir não só uma saúde bucal de qualidade, como também uma vida mais saudável e equilibrada”, afirma.


Escove os dentes após as refeições

Fazer a escovação dental regularmente é o pilar para uma boa saúde bucal. “O correto é escovar os dentes durante dois minutos, ao menos três vezes por dia ou após cada refeição, com uma escova de cerdas macias e de cabeça compacta, que seja capaz de limpar todos os dentes e eliminar a placa sem machucar a gengiva”, aconselha. Para isso, a profissional orienta ter sempre um kit de cuidados bucais à mão, pronto para ser utilizado a qualquer momento do dia.


Higienize a língua

Como todos os alimentos passam pela língua, existe uma propensão natural para que resíduos se acumulem na região, junto com muco natural e células mortas. “A higienização do local é fundamental para evitar o aparecimento de condições como a saburra lingual, camada esbranquiçada ou até amarelada que se forma na parte superior da língua pelo acúmulo de restos de alimentos e bactérias, causando odor desagradável”.


Aposte na limpeza interdental

Limpar o espaço entre os dentes com artigos específicos é essencial para quem quer uma rotina mais saudável, pois são lugares de difícil alcance para escovas regulares, facilitando o aparecimento de placas e de inflamação gengival. “A gengiva é essencial para sustentar os dentes, ou seja, doenças na região podem comprometer a arcada dentária e a mastigação, além de impactar negativamente no bom funcionamento do corpo humano, pois é um local com intensa irrigação sanguínea. Além disso, sem o fio dental, a chance de desenvolvimento de cáries entre os dentes é substancialmente elevada”, finaliza a especialista.

Comentarios


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page