top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

São Paulo: maior feira plus size do mundo deve gerar R$ 3,5 milhões e receber 10 mil visitantes


Pop Plus: entrada, debates e shows gratuitos, marcas autorais e promoção da economia circular - Imagem: Felipe Mariano

Em sua 34ª edição ao longo de 10 anos e meio de existência, a Pop Plus, maior feira plus size do mundo, acontece em 24 e 25 de junho, no Club Homs em São Paulo. Com entrada gratuita e sem necessidade de cadastro, o evento não só cumpre seu papel de empoderar os empreendedores de marcas autorais, promovendo uma economia circular, como também tem seu lado de responsabilidade social ao apresentar shows e debates – também sem custos – aos mais de 10 mil participantes que circulam no local durante os dois dias.


Conforme programação, além das dezenas de expositores, dois debates importantes farão parte do Pop Plus junino: no sábado (24), das 15h às 16h30, Painel: “Lute pelos seus direitos” – Debate + Plantão de dúvidas + mutirão de cadastro de profissionais da saúde com participações de Gabi Menezes e Laís Sellmer (@saudesemgordofobia), Vanessa Almeida (advogada trabalhista e pesquisadora) e Moderação da Raquel Preto (advogada, PhD, palestrante, escritora) e no domingo (25), das 15h às 16h30, Painel: “Diversidade e Consultoria de moda: desenvolver seu estilo e celebrar seu corpo é possível” com participações de Ana Luiza Garritano (consultora e professora de moda inclusiva e modelagem, São Paulo), Andressa Eleutério (personal stylist, São Paulo), Marta Barbosa (professora, consultoria de imagem, especializada em plus size e mulheres 50+, Brasília), Paloma Gervásio Botelho (consultora de estilo pessoal, São Paulo), Rica Benozzati, stylist, criador de conteúdo, apresentador e Moderação de Luciana Moraes, publicitária e consultora de estilo.



O mercado plus size e suas variantes

Participante de um mercado em expansão, que cresce cerca de 10% ao ano conforme dados da ABPS - Associação Brasil Plus Size, a Pop Plus é promovida pela Cena Pop Eventos que tem como sócia a jornalista e empreendedora Flávia Durante. “Tudo começou quando eu morava no litoral paulista e não encontrava biquínis coloridos para mim mesma. Eram apenas maiôs e na cor preta. Eu queria me vestir como todas, porém em tamanhos maiores. E não encontrava para comprar”, conta Flávia.


Para se ter ideia, hoje 57,25% da população brasileira entre 18 e 60 anos são usuários plus size, conforme ABPS. Ainda segundo a Associação, o mercado de moda plus size apresenta-se como um segmento promissor no mundo todo. Essa indústria teve faturamento de 9,6 bilhões de reais em 2021 e deve faturar cerca de 15 milhões/ano em até 5 anos no Brasil. Já na Pop Plus, a previsão para esta 34ª edição é de faturar R$ 3,5 milhões nos dois dias de evento.


Flavia Durante, jornalista e empreendedora - Imagem: Robson Leandro

“Temos um mercado em franca expansão, porém valorizamos as marcas autorais”, diz Flávia. “Foram elas que iniciaram todo esse processo e merecem nosso respeito e aplausos. Não é fácil empreender, ainda mais num segmento que muitas vezes não se encontram matérias-primas apropriadas – já que os itens precisam ser adaptados e reforçados – nem mão-de-obra especializada. Há pouquíssimos cursos especializados me modelagem plus size e as faculdades de moda e design dificilmente vão além do manequim 38 em suas salas de aula”, complementa a idealizadora e responsável pelo evento.


Tardes de autógrafos

A Pop Plus terá dois dias de tardes de autógrafos com a atriz, ativista e escritora Rafaela Ferreira. Conforme a própria autora descreve, o livro é uma história sobre o poder transformador das palavras e do amor-próprio. O romance LGBTQIAP+ é da editora HarperCollins Brasil e o primeiro livro de Rafaela. Ele conta a história de Gio – “e a história de muitas outras que você deve conhecer”, conforme diz a escritora - e aborda temas como autoestima, gordofobia e bullying, mostrando como cada vivência é única e especial e que todos são dignos de amor e afeto.


As tardes de autógrafos com Rafaela Ferreira serão dias 24 e 25 de junho, das 17h às 19h, e estão inseridas na programação da Pop Plus, que acontece no Club Homs e terá entrada gratuita.


Pop Plus anuncia novas marcas

Sempre buscando trazer o melhor da moda plus size autoral para sua comunidade, o Pop Plus tem nesta edição nove marcas que participam pela primeira vez do evento. São elas:


➡ Psicotrópica (@psicotropica_art): a paixão pela arte inspira as estampas dessa marca paulistana.


➡ Kkrevoltz (@kkrevoltz): produz blusas, moletons e casacos super originais com DNA alternativo.


➡ Urbelico (@urbelico): roupa agênero produzida de forma sustentável a partir de retalhos de fábricas nacionais.


➡ Plus da Villa (@plusdavilla): moda feminina do 44 ao 60, com peças brilhantes e jeans.


➡ Anap Casual (@anap.casual): roupas casuais, atemporais e confortáveis do tamanho 44 ao 52.


➡ JD Moda Plus Size (@jd.plussize) : roupões de banho que abraçam corpos e vestem até o 70+, além de outro itens.


➡ Ravka Cura Ancestral (@ravka.curaancestral): cosméticos naturais e aromaterapia a partir do poder das plantas medicinais.


➡ Krix Ventura (@krix.ventura): desde 2015 a artista se dedica a fazer murais e cerâmicas em seu ateliê à beira-mar em Santos (SP).


➡ Ida Feldman (@idafeldman): suas frases em azulejos, quadros e ecobags são famosas.


Marcas de moda masculina

Para a edição de inverno do Pop Plus, a maior feira plus size do mundo promovida pela jornalista e empreendedora Flávia Durante, marcas de moda masculina e agênero se destacam no evento: Blossoms, Calma, Cê Juntos, Cromo.Somos, Fala, Kkrevoltz, Lambuzada, Menina Rubra, MH Acessórios, Rainha Nagô, Runa´s, Sojoy, Tjama, Transa 55, Usüal e Underline fazem parte do portfólio de expositores que estarão no Pop Plus junino, que tem entrada grátis e é voltado para todos.


Festa Junina

Na gastronomia, a Cozinha com Afeto terá Canjica, Arroz Doce, Vinho quente, Quentão e Lanche de Pernil. Além disso, ainda estarão Browneria do Astolfo, Doces da Mara, Fire Burger, Mundo Beer, Socorro do Acarajé e Le Velmont Crepes. Para encerrar o mês junino, o Pop Plus terá shows de sanfona e correio elegante.

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page