São Paulo: Fábricas de Cultura realizam semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
- O Canal da Lili
- 25 de jul. de 2022
- 5 min de leitura

As Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul da capital paulista, de Osasco e Diadema, na Região Metropolitana, e Iguape, no Vale do Ribeira, estão com uma agenda animada para o mês de julho. A celebração em destaque nas Fábricas de Cultura é o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho. De 26 a 30 de julho, a partir das 16h, o canal do YouTube das Fábricas de Cultura será ocupado por um bate-papo e cinco apresentações de sucessos da MPB interpretados por artistas negras.
A Semana da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha propõe homenagens e reflexões sobre como as mulheres negras são tratadas socialmente e culturalmente nos dias de hoje, com problemáticas que foram herdadas desde a escravidão. No Brasil, a data também homenageia a líder quilombola Teresa de Benguela, símbolo de luta e resistência do povo negro e indígena.
Em 2022, a data que faz referência ao momento em que mulheres de diversos países, após um longo período de luta conjunta, se reuniram na República Dominicana para o primeiro encontro de Mulheres Negras da América Latina e do Caribe, completa 30 anos. Neste marco simbólico de resistência e persistência, com objetivo de homenagear as mais velhas que abriram o caminho para que as mais novas possam dar continuidade à essa construção, a Fábrica de Cultura Diadema convidou quatro ativistas e intelectuais para uma roda de conversa com reflexões sobre a situação atual e o propósito para os próximos 30 anos dessa luta.
No dia 26 de julho, às 19h, a unidade Diadema realiza a Roda de Trocas: Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha que será transmitida pelo YouTube das Fábricas de Cultura. Participam deste encontro a atriz Mércia Magalhães; a coordenadora do GT Mulher do MNU (Movimento Negro Unificado) Rosângela França; e as educadoras sociais Neia Bueno e Márcia Damasceno.
As celebrações continuam na Fábrica de Cultura Capão Redondo com a oficina Estética Negra e Cabelos Afros com Quero Trançada e a Louca das Tranças, afro-empreendedoras do Capão Redondo. No dia 28, a partir das 14h, ambas farão uma vivência contando histórias de cabelos e vidas, considerando a sensibilidade do toque e ensinamentos de cuidados que colaboram com a autoestima e fortalecem as identidades.
Rock, cultura geek e muita música
A Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape promove, nesta terça-feira (26), às 14h, a atividade Nossa Linguagem. A partir da leitura mediada do livro “A África que você fala”, a equipe de Biblioteca convida o público para refletir sobre questões abordadas na obra sobre as palavras de matrizes africanas que fazem parte do nosso cotidiano.
O mês nas Fábricas de Cultura será finalizado com uma agenda voltada para a cultura pop. No dia 31 de julho, a partir das 9h, a Fábrica de Cultura Brasilândia recebe a 2ª edição presencial da PerifaCon, a Convenção Nerd das Favelas. A primeira edição aconteceu em março de 2019, com ajuda de financiamento coletivo, e reuniu cerca de 7 mil pessoas na Fábrica de Cultura do Capão Redondo.
Ainda na Zona Norte, a unidade Vila Nova Cachoeirinha celebra o Dia do Rock (13/07) com uma homenagem ao movimento Punk Rock. No Rock in Fábrica, a unidade convida as bandas: Cólera, Dona Olga, Febre Terçã e Invasores de Cérebro para participarem de um show que valoriza as bandas da Zona Norte que fizeram, e ainda fazem, a diferença desse estilo na cidade de São Paulo, onde tudo começou há mais de 30 anos. A celebração acontece no dia 31, às 13h.
Confira a programação completa no site das Fábricas de Cultura. Atualmente, as unidades recomendam o uso de máscaras nos espaços internos. No caso de Diadema, o uso é obrigatório devido ao decreto municipal nº 8.154. O programa Fábricas de Cultura é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.
SERVIÇO
FÁBRICA DE CULTURA BRASILÂNDIA: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300
PERIFACON
31/7 - domingo, às 9h: Atividade livre, presencial na unidade.
FÁBRICA DE CULTURA JAÇANÃ
Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010
FÁBRICA DE CULTURA VILA NOVA CACHOEIRINHA
Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270
ROCK IN FÁBRICA
31/7 - domingo, às 13h: Atividade Livre, presencial na unidade.
FÁBRICA DE CULTURA DIADEMA
Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 - Centro - Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180
RODA DE TROCAS: DIA DA MULHER NEGRA LATINO AMERICANA E CARIBENHA: 26/7 - terça-feira, às 19h. Atividade livre. On-line: YouTube
FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO
Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240
ESTÉTICA NEGRA E CABELOS AFROS COM QUERO TRANÇADA E A LOUCA DAS TRANÇAS
28/7 - quinta-feira, às 14h: atividade livre, presencial na unidade.
FÁBRICA DE CULTURA JARDIM SÃO LUÍS
Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530
FÁBRICA DE CULTURA 4.0 DE IGUAPE
Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico -- Iguape | Tel: (13) 3848-9300
NOSSA LINGUAGEM - COM EQUIPE DE BIBLIOTECA
26/7 - terça-feira, às 14h: atividade livre, presencial na unidade.
FÁBRICA DE CULTURA 4.0 DE OSASCO
Rua Santa Rita, s/nº - Jardim Rochdale -- Osasco | Tel: (11) 3689-7600
TODAS AS UNIDADES
ABERTURA DA SEMANA DA MULHER NEGRA LATINO-AMERICANA E CARIBENHA [ESTÚDIOS]
26/7 - Terça-feira - 16h: ABERTURA
27/7 - Quarta-feira - 16h: DONA DUDA
28/7 - Quinta-feira - 16h: ANA AOAS
29/7 - Sexta-feira - 16h: CAMILA BENEDICTO
30/7 - Sábado --16h: VIVIANE ABRAHÃO
30/7 - Sábado -- 16h30: BATE-PAPO DE ENCERRAMENTO
Funcionamento das unidades:
De terça a sexta, das 9h às 19h. Unidades Jardim São Luís, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã: Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.*Unidades Brasilândia, Capão Redondo e Diadema: Aos sábados das 9h às 17h.* Unidade Osasco: de terça a sexta das 9h às 18h.
Funcionamento das bibliotecas:
De terça a sexta, das 9h às 19h. Aos finais de semana e feriados, das 11h às 17h*. Exceto a unidade Capão Redondo, que aos sábados atende das 9h às 14h. *Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.
Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).
Devido à pandemia da Covid-19, parte da programação cultural vem ocorrendo de forma on-line*. Todas as atividades são gratuitas. Saiba mais no hotsite +Cultura e no site das Fábricas de Cultura. *Sujeito às mudanças mediante orientações dos órgãos responsáveis.
PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA
As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2022, as Fábricas de Cultura - programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis - contam com o patrocínio do Instituto Center Norte e o Instituto GPA, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem para a realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis - Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
Comments