top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Rota Cervejeira de Piracicaba une conhecimento e sabor artesanal de fábricas do lugar onde o peixe para

Atualizado: 6 de jul.

O jornalista Marcelo Basso é criador da Rota Cervejeira de Piracicaba - Foto: Eliana Teixeira

*Texto: Eliana Teixeira

Tudo começou por uma curiosidade motivada por uma paixão. Mais que gostar de uma loira gelada, havia o interesse em saber o que a tornava mais ou menos gostosa, dependendo de alguns fatores. Espera aí... está parecendo história de romance? Não, não, não é! Trata-se da história da Rota Cervejeira, que foi criada em Piracicaba (SP), em dezembro de 2023, pelo jornalista Marcelo Basso. A rota une a paixão pela breja, cerva ou cerveja ao turismo piracicabano, com saídas – de trenzinho ou van – da Rua do Porto, tradicional cartão postal do lugar onde peixe para.





Realizada mensalmente, a Rota Cervejeira inclui visitas, por passeio, pelo menos a duas das mais de 12 cervejarias artesanais em funcionamento em Piracicaba (SP), cidade com mais de 423 mil habitantes, sede da Região Metropolitana de 24 municípios, distante cerca 150 km da capital paulista. “Em 6 de outubro de 2012, eu publiquei um artigo na Folha de São Paulo, que é o marco sobre o que eu já estava pesquisando sobre cervejas. Aí, comecei a mostrar para as pessoas o que é uma cerveja de verdade. A cerveja no Brasil tem milho para baratear (o custo de produção). A gente bebe muita cerveja para se refrescar, matar a sede, mas essa cerveja não é gostosa. Mas a cerveja de verdade, que é feita de malte importado, tem um preço mais elevado, um sabor diferenciado. Uma cerveja puro malte, latinha, custa uns R$ 5,00, e a outra custa R$ 2,50”, detalha Marcelo Basso.



A rota começa com a saída do trenzinho, na Rua do Porto - Foto: Eliana Teixeira

A rota tem apoio do APLCerva - Arranjo Produtivo Local de Máquinas Equipamentos e Serviços Industriais para Cervejarias, do Simespi - Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras e da Semdettur - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Piracicaba.






NA ROTA

Para conhecer como é o processo de fabricação de uma cerveja artesanal, O Canal da Lili participou da Rota Cervejeira realizada no dia 21 de junho. A saída do trenzinho foi do primeiro bolsão de estacionamento da Rua do Porto, em frente ao Casarão do Turismo, com um grupo de cerca de 20 pessoas. Essa rota incluiu duas mais tradicionais cervejarias de Piracicaba, a Cevada Pura e a Dama Bier.


Visitantes conhecem como é a produção de cervejas artesanais - Foto: Eliana Teixeira

A primeira parada foi na Cevada Pura. Surgida em 2001, a Cevada Pura possui em Piracicaba fábrica, brew pub, loja e distribuidora. A marca ainda possui uma loja no Shopping Piracicaba e mais cinco franquias nas cidades paulistas de Santa Bárbara D’Oeste, Limeira, Sumaré, Araras e Holambra, além da Cevada Chopp Bar, localizado em frente a sua unidade fabril.


A Cevada Pura tem 25 rótulos diferentes em seu portfólio, sendo que a marca foi reconhecida e premiada em festivais nacionais e internacionais nos anos de 2017, 2018 e 2019.


Na segunda parada, a cervejaria a ser conhecida foi a Dama Bier, uma companhia familiar fundada em Piracicaba em 2010. Atualmente, é uma marca de renome na produção de cervejas artesanais, fabricadas segundo a Lei da Pureza da Baviera e com os ingredientes mais nobres e requintados. “Temos três tanques de medidas de capacidade máxima: um de 3.500 litros, um de 5.000 litros e um de 10.000 litros. A produção máxima é de 200 mil litros mas nós produzimos por mês 130 mil litros, em média. A Dama Bier produz frequentemente 12 tipos de cervejas, mas a gente chega, por ano, a cerca de 30, 40 tipos de cervejas”, conta Calebe Moura, sommelier de cervejas da Dama Bier.


PRÓXIMA ROTA

No próximo dia 13 de julho, a Rota Cervejeira de Piracicaba visitará as cervejarias da cidade Brotas (SP) @aventuraliquida, @brotasbeer , @cervejacultiva, @casadaminabeer, com direito a aperitivo na estância de São Pedro (SP), na @cervejaria.hzb. São 9 horas de passeio em cinco estabelecimentos. A rota inclui: visitas a cervejarias; degustação das cervejas de cada cervejaria; aprendizado sobre o processo de produção.


O embarque é na Rua do Porto e as vagas são limitadas. Mais informações e reservas, no Instagram @rota.cervejeira.piracicaba.

Comentários


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page