O município de Rio Claro (SP) terá 140 alunos de escolas públicas municipais no PFC (Programa Futuro Cientista), realizado em parceria do Ministério da Educação com a Ufscar (Universidade Federal de São Carlos). “É sempre uma grande satisfação verificar que nossa cidade continua avançando nas iniciativas e investimentos em educação, setor de grande relevância para a formação dos novos cidadãos”, afirmou o prefeito Gustavo Perissinotto, na última sexta-feira (2), no lançamento do programa em Rio Claro.
O PFC tem como objetivo principal descobrir futuros talentos para a ciência entre crianças e adolescentes de baixa renda de escolas públicas e unidade de acolhimento, fornecendo conhecimento científico de maneira sólida e ampla e permitindo o acesso à universidade pública. “Os alunos irão receber acompanhamento pedagógico e social permanente, desde o 5º ano do ensino fundamental até a universidade”, explica a secretária municipal da Educação Valéria Velis.
De Rio Claro, irão participar alunos das escolas municipais Celeste Calil, Rubens Foot Guimarães, Ângela Perin, Antônio Sebastião da Silva, Luís Martins, Octávio Chiossi e Theodoro Koelle. A seleção dos alunos foi feita considerando critérios como pertencer à escola pública, ter perfil de cientista, baixa condição socioeconômica, bom rendimento escolar e não-envolvimento com drogas.
O vereador Thiago Yamamoto, que participou do lançamento ao lado do vereador Geraldo Voluntário, destacou que o programa oferece uma "adoção científica", com a apresentação de um plano de vida aos seus alunos cientistas.
Commenti