top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Rio Claro (SP): mutirão de castração tem 595 cirurgias agendadas neste fim de semana


Para o procedimento, animal deve estar em jejum de alimentos e água por período de 6 a 10 horas - Foto: Prefeitura de Rio Claro

Quase 600 animais estão com cirurgia de castração agendada na segunda etapa do CastrAçãoPet, na cidade de Rio Claro (RC), que será no sábado (23) e no domingo (24), na região do Terra Nova. A Fundação Municipal de Saúde reforça que é imprescindível que os tutores sigam as orientações pré-cirúrgicas para que o procedimento possa ser realizado no animal. “No mutirão anterior, cirurgias não puderam ser feitas porque alguns animais não ficaram em jejum pelo tempo determinado”, observa Peterson Santilli, diretor administrativo da Fundação de Saúde.


Para a castração, é obrigatório que o animal esteja em jejum de alimentação e de água por período de 6 a 10 horas antes da cirurgia. Outra recomendação importante é que seja respeitado o horário de agendamento, evitando atrasos, que podem comprometer a dinâmica dos atendimentos. Os tutores devem levar documento de identidade e comprovante de residência.



O transporte do animal deve ser feito de maneira adequada, utilizando caixa ou coleira e os tutores devem se atentar à temperatura e cuidar para que o animal não machuque as patas no asfalto quente. Também por conta do calor, os tutores devem se manter hidratados e levar garrafinha de água.


Os atendimentos serão em castramóvel, que nos dois dias estará no campo de futebol ao lado do Cras Terra Nova, na Avenida Marco Antonio Padula, 1.043, Jardim Novo I.


As cirurgias de castração são realizadas em ônibus adaptado com a estrutura e equipamentos necessários. “O objetivo é combater o abandono, a superpopulação e os maus-tratos aos animais”, destaca o prefeito Gustavo.


Em iniciativa da Câmara Municipal, o investimento é de R$ 300 mil e, além de equipamentos e insumos, inclui equipe técnica que realizará os procedimentos. Os valores são parte dos recursos economizados pelo legislativo municipal no ano passado.


Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page