A Escola Municipal Djiliah Camargo de Souza, que fica em Rio Claro (SP), apresentou no úlitmo dia 3 de março, seus agentes ambientais mirins. Os alunos selecionados em um total de 54 participarão de orientações ambientais, visitas técnicas a pontos difusores de conhecimentos e encontro com agentes ambientais de outras escolas. As atividades visam despertar nos alunos o olhar investigativo nas questões que interferem no seu meio, propondo soluções práticas e simples que beneficiarão a todos.
No primeiro encontro, os agentes ambientais participaram de um estudo para observar o entorno da escola, localizada no Jardim Ipê, reparando atentamente ao que está errado no espaço em estudo. Neste olhar investigativo os alunos pontuaram o descarte de resíduos na calçada da escola, fezes de animais, árvores sem seu espaço para crescer e, por isso, rachando a calçada.
A proposta deste primeiro encontro foi despertar nas crianças este olhar mais apurado nas questões que afetam o meio ambiente, propondo na escola e, com parcerias, projetos que venham solucionar os problemas apontados que beneficiarão a todos dentro e fora da escola.
Os agentes ambientais foram acompanhados pelo secretário do Meio Ambiente, Leandro Geniselli, o educador ambiental da sala verde Leonardo Rafael de Andrade, o coordenador de educação ambiental Edison Norberto de Andrade, a assistente social Fernanda Arena, além do diretor da escola Osmar Arruda Garcia e da coordenadora pedagógica Noele Cristina Alves Geogertti.
O Programa Agente Ambientais, criado pela Lei Municipal n° 4.964, de 13 de maio de 2016, é desenvolvido com alunos do 1º ao 9º ano das escolas públicas da rede municipal de ensino e está inserido no Programa Continuo de Educação Ambiental.
Comments