top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Rio Claro: escolas municipais passam a contar com 800 câmeras de segurança e “botão de pânico”


Novos equipamentos entraram em funcionamento na segunda-feira (10) - Imagem: Prefeitura de Rio Claro

Os 65 prédios das escolas públicas municipais de Rio Claro (SP) passaram a contar com novo sistema de segurança. Desde segunda-feira (10), estão em funcionamento mais de 800 câmeras de monitoramento espalhadas em todas as escolas municipais, que também têm alarme e “botão de pânico” para ser acionado numa situação de emergência. “O objetivo é garantir a tranquilidade de alunos, professores, demais funcionários e seus familiares”, observa o prefeito Gustavo Perissinotto, que determinou que sistema completo de monitoramento por imagens e alarmes fosse implantado nas escolas municipais.



“No começo de 2022 demos início a um levantamento para avaliar as necessidades de cada unidade escolar e, em outubro do ano passado, contratamos a empresa que ficará responsável por esse serviço”, explica a secretária municipal da Educação, Valéria Velis.


O município investirá R$ 2 milhões por ano nesses serviços e equipamentos, num contrato de três anos. O novo sistema é integrado à Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal e também interligado à Vigilância Patrimonial. O sistema conta com recursos de imagens 24 horas e alarme, e também “botão do pânico”.


A empresa responsável pelos serviços realizou treinamento para integrantes da Guarda Civil Municipal e vigilantes patrimoniais para estabelecer o protocolo a ser adotado na utilização do novo sistema de segurança.


De acordo com a Secretaria da Educação, os profissionais da rede municipal de ensino também vão receber formação para discutirem temas de segurança no ambiente escolar.



Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page