top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Renomados músicos holandeses estão em na abertura do 10º Festival de Jazz Manouche, em Piracicaba

Atualizado: 11 de ago.


Paulus Schafer, Simon Planting e Tim Kliphuis - Foto: Arquivo pessoal

O 10º Festival de Jazz Manouche de Piracicaba acontece nos dias 9 e 10 de agosto, no Teatro Municipal Erotides de Campos (Teatro do Engenho) e no Engenho Central. A noite de abertura (sexta, 9) contará com a participação dos renomados músicos holandeses Paulus Schafer, Tim Kliphuis e Simon Planting, que participam do evento pela primeira vez e sobem ao palco do Teatro do Engenho às 20h30.



Antes deles, se apresentam às 19h30, para abrir a edição no mesmo teatro, Florian Cristea (Romênia/Brasil), Sandro Haick e Danilo Vianna (São Paulo), com os convidados Ricardo Pellican (Argentina) e Fernando Seifarth (Piracicaba). O evento é gratuito. Nessa noite (9), em que as apresentações acontecem no palco interno, será necessário retirar os ingressos na bilheteria uma hora antes do evento.





O 10º Festival de Jazz Manouche de Piracicaba conta com apoio da Drogal, Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), Consulado da Holanda, Hot Club de Piracicaba, Tutta Birra, iPu Va’e, Neurônio Adicional, Jovem Pan FM, Primo Luiz, New Life, Casaretto, Lupac e Tempo D Comunicação e Cultura. A produção é da Empório Produções.


O festival, ao longo de sua programação, reunirá a participação de importantes músicos de Taiwan, Japão, Holanda, Romênia, Argentina e Venezuela, além do Brasil. “Em 2024, o festival chega a sua 10ª edição. Uma ocasião muito especial, com muita história a contar e muito a celebrar. Como sempre, teremos músicos renomados e aclamados mundialmente e certamente teremos dias incríveis de muito intercâmbio e apresentações de grande qualidade para o público”, afirma Fernando Seifarth, idealizador e organizador do festival.


Atrações de sábado

Em seu segundo dia (sábado, 10), as apresentações do festival acontecem no palco externo do Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, também com entrada gratuita e, nesse caso, não é necessário retirar ingresso com antecedência.


Às 14h, haverá exposição de fotos de Eloy Porto Neto, por Antonio Trivelin, no Armazém 8. Às 14h30, acontece a abertura com o Hot Club de Piracicaba. Às 15h, sobe ao palco externo o Jazz Cigano Quinteto com André Ribbas (Curitiba).


Pela primeira vez, o festival terá a participação de músicos da Ásia. Às 16h, Yen-Hua Wang (Taiwan) sobre ao palco com o Quinteto do Hot Club de Piracicaba (Brasil). Também asiáticos, Yumi Tsubouchi e Daiki Yamamoto (Japão) se apresentam com Thadeu Romano e Danilo Vianna (São Paulo), Vinicius Araujo (Curitiba) e Fernando Seifarth (Piracicaba).


Às 18h acontece o show do Gypsy Jazz Club (Brasília). Às 19h, se apresentam Ricardo Pellican e Walter Coronda (Argentina), com Danilo Vianna, Marcelo Cigano (São Paulo) e Mauro Albert (Florianópolis).


Às 20h, a programação será encerrada com Roque Monsalve (Argentina), Bina Coquet (São Paulo), Rafael Marrero (Venezuela) e Nando Vicencio (São Paulo).


Fernando Seifarth e Paulus Schafer - Foto: Arquivo pessoal

Jam sessions e workshops

Além das atrações no Engenho Central e no Teatro do Engenho, haverá jam sessions e workshops, em Piracicaba e em São Paulo. No dia 9 de agosto, às 20h30, A Tutta Birra recebe jam session com Vitrola Manouche e convidados. No dia 16 de agosto, às 20h, acontece, a jam session “Ásia-Brasil”, no Primo Luiz, com Yumi Tsubouchi, Daiki Yamamoto, Yen-Hua Wang, Fernando Seifarth, Renato Borghi e convidados.


Quanto aos workshops, no dia 12 de agosto, às 14h30, acontece na EMESP Tom Jobim, em São Paulo, o Workshop de Gipsy Jazz com Tim Kliphuis. No dia 16 de agosto, às 15h, o Instituto Formar, em Piracicaba, recebe o Workshop Música Internacional, com Fernando Seifarth (Brasil), Yen-Hua Wang (Taiwan), Yumi Tsubouchi e Daiki Yamamoto (Japão).



10º Festival de Jazz Manouche de Piracicaba – programação

9 de agosto: Teatro Erotides de Campos (Teatro do Engenho)


19h30 Florian Cristea (Romênia/Brasil), Sandro Haick e Danilo Vianna (São Paulo), com os convidados Ricardo Pellican (Argentina) e Fernando Seifarth (Piracicaba).


20h30 Paulus Schafer, Tim Kliphuis & Simon Planting (Holanda)


10 de agosto: Engenho Central


14h Exposição de fotos de Eloy Porto Neto, por Antonio Trivelin


14h30 Abertura com o Hot Club de Piracicaba


15h Jazz Cigano Quinteto, com André Ribbas (Curitiba)


16h Yen-Hua Wang (Taiwan) e quinteto do Hot Club de Piracicaba (Brasil)


17h Yumi Tsubouchi e Daiki Yamamoto (Japão), com Thadeu Romano e Danilo Vianna (São Paulo). Convidados: Vinicius Araujo (Curitiba) e Fernando Seifarth (Piracicaba)


18h Gypsy Jazz Club (Brasília)


19h Ricardo Pellican e Walter Coronda (Argentina), com Danilo Vianna, Marcelo Cigano (São Paulo) e Mauro Albert (Florianópolis).


20h Roque Monsalve (Argentina), Bina Coquet (São Paulo), Rafael Marrero (Venezuela), Nando Vicencio (São Paulo)


Jam sessions e workshops

9/8, A Tutta Birra, 20h30, jam session com Vitrola Manouche e convidados


16/8, Primo Luiz, 20h, jam session com Yumi Tsubouchi, Daiki Yamamoto, Yen-Hua Wang, José Fernando Seifarth, Renato Borghi e convidados


12/8, EMESP Tom Jobim, 14h30, workshop com Tim Kliphuis


16/8, Instituto Formar, 15h, workshop com Fernando Seifarth (Brasil), Yen-Hua Wang (Taiwan), Yumi Tsubouchi e Daiki Yamamoto (Japão)


SERVIÇO

Mais informações sobre o 10º Festival de Jazz Manouche de Piracicaba podem ser obtidas no site oficial: https://festivaljazzmanouche.com.br, ou no Instagram: @festivaljazzmanouchepiracicaba

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page