top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Região Metropolitana: retomada de Encontro de Surdos marca Setembro Azul em Piracicaba (SP)


Primeiro encontro ocorreu em 2019 - Imagem: Divulgação

Após dois anos de espera, a comunidade surda de Piracicaba (SP) e região vai se reunir novamente no Shopping Piracicaba, no Encontro de Surdos, em 18/09, às 14h, na Praça de Alimentação. Essa é uma das atividades que vão marcar, no município, o Setembro Azul - mês da visibilidade da comunidade surda brasileira. O Encontro de Surdos é promovido pela Assupira (Associação de Surdos Libras Piracicaba), em parceria com o Grupo Libras Piracicaba e Região, Asiar (Associação de Surdos e Intérpretes de Americana e Região) e Assucamp (Associação de Surdos de Campinas).


O evento conta com o apoio do Shopping Piracicaba, Prefeitura de Piracicaba, Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Diretos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência), Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB Piracicaba, ASSC (Associação de Surdos de São Carlos), Apaspi (Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Piracicaba), O Canal da Lili, A Tribuna Piracicabana Jornal de Piracicaba, Gazeta de Piracicaba, Rádio Jovem Pan e Rádio Metropolitana.



Também fazem parte da programação do Setembro Azul da Assupira o passeio e piquenique de surdos no Zoológico de Piracicaba, no próximo domingo, 11/09, às 13h; o jogo de futebol inclusivo, com a entrada de crianças surdas, no Estádio Barão da Serra Negra, em 16/09, às 20h; e a campanha de arrecadação de fundos para a manutenção das atividades da Assupira.


“A partir do encontro em 2019 vimos a necessidade de unir forças por mais acessibilidade em Libras em todos os espaços. Nos últimos dois anos, não pudemos nos encontrar, mas é com alegria e muita esperança em mais conquistas que retomamos neste ano o Encontro de Surdos”, afirma Alexandre Ribeiro, presidente da Assupira.


David Rodrigues Marques, vice-presidente da Assupira, conta que o principal objetivo do encontro é proporcionar um espaço de convivência em que a Libras seja predominante. Segundo ele, em Libras os surdos se sentem mais confortáveis e felizes.


Imagem: Divulgação

Cidinha Zaghetti, vice-presidente da Asiar, destaca que esses encontros também são momentos de bate-papo e trocas de experiências muito importantes para unir a comunidade e fortalecer a luta das associações. Como reforça Mônica Amaral Azevedo, presidente da Assucamp, “é muito importante a comunidade surda estar unida”. Segundo Mônica, o contato das crianças e jovens com os adultos e idosos permite que a história e a cultura da comunidade surda permaneçam vivas.


PIQUENIQUE

O passeio e piquenique de surdos no Zoológico de Piracicaba é promovido pela Assupira e aberto a todos. Cada participante deve levar o seu kit piquenique. O Zoo fica na avenida Mal. Castelo Branco, 426, Jardim Primavera. A atividade será no próximo domingo, 11/09, às 13h.


JOGO INCLUSIVO

Uma parceria entre o XV de Piracicaba e a Assupira, o jogo inclusivo em alusão ao Setembro Azul contará com a entrada de crianças surdas e com 50 ingressos gratuitos para a comunidade surda. Terão prioridade a esses ingressos os acompanhantes das crianças e as pessoas surdas que participam dos treinos de futsal em atividade da Assupira.


ARRECADAÇÃO

Até 30/09, a Assupira promove a campanha de arrecadação visando comemorar o Setembro Azul e garantir fundos para a manutenção das atividades da associação. Para participar, com qualquer valor, basta realizar uma doação via Pix pela chave e-mail assupira@gmail.com e enviar o comprovante pelo Whatsapp (19) 978296009. É possível ainda participar ao divulgar a campanha nas redes sociais, compartilhando o post no Instagram ou Facebook da Assupira (@assupira).

Kommentare


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page