top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Região Metropolitana de Piracicaba: prefeitos e representantes discutem projetos e programas


Prefeitos e representantes discutem projeto e programadas para a Região Metropolitana de Piracicaba - Imagem: Isabela Borghese CCS

Prefeitos e representantes dos municípios que compõem a RMP (Região Metropolitana de Piracicaba) participaram da 5ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMP, na última sexta-feira (2), em Águas de São Pedro (SP). Na oportunidade foram discutidos detalhes do PDUI (Plano de Desenvolvimento Urbano e Integrado) da RMP. Também participaram o secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Cauê Macris; Reinaldo Iapequino, secretário-executivo estadual de Habitação; e o prefeito de Jaguariúna e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, Gustavo Reis.


O prefeito de Piracicaba e presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMP, Luciano Almeida, apresentou o que elencou como os principais projetos e programas presentes no PDUI e que os municípios já podem analisar a execução de forma compartilhada. São alguns deles: a gestão integrada de risco e desastres e mobilidade regional, manutenção das estradas vicinais, criação do bloco da RMP para saneamento, políticas públicas integradas na segurança, consórcio para saúde e ampliação do Hospital Regional, entre outros.



“Essas são as ferramentas que estão disponíveis para a gente começar um trabalho regionalizado. A Região Metropolitana passa a ser um facilitador da relação entre os municípios, mas são ações que já podemos começar independente da formalização final da RMP, como a gestão integrada de risco e desastres, que é muito importante colocar as Defesas Civis em contato e fazer um planejamento: vai terminar a época das queimadas, mas começará a época das inundações, às vezes alguém tem um equipamento em seu município que o outro não tem”, comenta Luciano Almeida.


Além de representantes da sociedade civil, participaram da reunião a prefeita de Iracemápolis e vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMP, Nelita Michel; o prefeito de Águas de São Pedro, João Victor Barboza; o prefeito de Analândia, Paulo Henrique Franceschini; o prefeito de Cordeirópolis, José Adilan Ortolan; o prefeito de Rio das Pedras, Marcos Buzetto; o prefeito de Saltinho, Helio Franzol Bernardino; o prefeito de Santa Maria da Serra, Josias Zani Neto; e o prefeito de São Pedro, Thiago Silverio da Silva.


Compareceram, ainda, representantes dos municípios de Elias Fausto, Ipeúna, Leme, Limeira, Pirassununga, Rio Claro, Santa Cruz da Conceição e Santa Gertrudes; os promotores Ivan Carneiro e Alexandra Facciolli Martins, membros do Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente), do MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo); e representantes do Observatório da Região Metropolitana de Piracicaba da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo).

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page