top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

RMP forma mais de 50 mil alunos do ensino médio por ano e audiência por universidade é sexta (29)


Bebel tem feito articulações junto governo Lula pela instalação de uma universidade federal em Piracicaba - Foto: Divulgação

Com mais de 50 mil alunos que se formam anualmente no ensino médio na RMP - Região Metropolitana de Piracicaba, a deputada estadual Professora Bebel (PT) diz que a instalação de uma universidade federal em Piracicaba(SP) vai ampliar as possibilidades de que esses jovens possam cursar o ensino superior. Os dados, como explica a deputada, que também é presidenta da Apeoesp, serão apresentados durante a audiência pública que a Comissão de Educação e Cultura da Alesp - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoverá em Piracicaba, nesta sexta-feira (29), às 18h, no Espaço Beira Rio, localizado na rua do Vergueiro, 78, evento que deverá reunir lideranças de toda região e que contará com a participação da secretária da Secretaria de Educação Superior do MEC - Ministério da Educação e Cultura, Denise Pires de Carvalho, e terá a coordenação da deputada Bebel e da vereadora Rai de Almeida, também do PT.



A realização da audiência pública em Piracicaba foi proposta pela própria deputada Professora Bebel e aprovada por unanimidade pela Comissão de Educação e Cultura da Alesp e visa fazer um amplo debate sobre a importância da instalação de uma universidade federal em Piracicaba, no Campus Taquaral da Unimep, que foi desativado no início deste ano pela Rede Metodista e deixando um vazio na formação universitária. Prova disso, conforme levantamento feito pela deputada Bebel, é que somente no ano passado, nas 24 cidades da Região Metropolitana de Piracicaba concluíram o ensino médio 50.377 alunos em 196 escolas.


Em Piracicaba, por exemplo, concluíram o ensino médio 14.501 alunos em 63 escolas no ano passado, seguido por Limeira com 8.517 e Rio Claro com 7.142. A Região Metropolitana de Piracicaba é formada pelas cidades de Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Capivari, Charqueada, Conchal, Cordeirópolis, Corumbataí, Elias Fausto, Ipeúna, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Pirassununga, Rafard, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Cruz da Conceição, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro e Piracicaba.


Defensora da instalação de uma universidade federal em Piracicaba, no Campus Taquaral da Unimep, a deputada Professora Bebel tem feito articulações junto ao governo federal. A parlamentar levou pessoalmente o pedido ao presidente Lula, em agenda no Palácio do Planalto, no dia 7 de março, enquanto que no dia 13 de abril, conseguiu a realização de audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília, que disse: “se tem campus, tem que ter universidade”.


Bebel também tem buscado apoio do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, assim como levou o pedido ao Ministério da Fazenda. A ideia de instalar um campus da Ufscar foi discutida inclusive pela deputada Professora Bebel com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em encontro em São Paulo, no dia 17 de junho. Na primeira quinzena de agosto, uma comitiva de Piracicaba voltou a ter audiência no Ministério da Educação, que se comprometeu a criar uma comissão visando apresentar uma posição oficial sobre a reivindicação em 30 dias. “Com uma universidade federal em Piracicaba, que pode ser uma extensão da Ufscar, todos ganharão, mas principalmente a juventude que terá uma nova universidade conceituada para poder fazer seu ensino superior”, destaca.


Na cidade, o movimento pela universidade federal coleta assinaturas para abaixo assinado que será entregue ao MEC - Ministério da Educação. As assinaturas podem ser feitas online no link https://chng.it/vHcbzHWpd4, ou fisicamente das 9 às 16 horas, nas imediações do Poupa Tempo.




Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page