• O Canal da Lili

Reestruturação de ecopontos poderá dinamizar setor dos recicláveis em Piracicaba

Dinamizar os serviços de ecopontos pela cidade. Com este objetivo, o vereador Aldisa Vieira Marques, o Paraná (CID) elaborou indicação ao Executivo, na sugestão de um projeto para reestruturação de ecopontos, com o objetivo de melhorar o espaço e ampliar o atendimento à população.


Reestruturação de ecopontos poderá dinamizar setor dos recicláveis - Imagem: Assessoria parlamentar

O parlamentar avalia que os ecopontos recebem diariamente entulho gerado por construções, demolições ou pequenas reformas. Além de materiais sem uso, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, pneus, materiais eletroeletrônicos, resíduos de podas de árvores e até mesmo lixo reciclável. O sistema em si evita que estes materiais sejam jogados em ruas, terrenos, praças e córregos.


O descarte irregular de resíduos em área pública é crime ambiental e o infrator pode ser penalizado com pagamento de multa em caso de flagrante. O vereador Paraná também observa que em outros municípios, a exemplo de Campo Limpo Paulista e o de Várzea Paulista, a gestão de resíduos procura seguir a lógica da otimização dos serviços e recebimento de resíduos inertes e recicláveis, com geração de renda.


Sobre a cidade de Piracicaba, o vereador Paraná reconhece que há a necessidade de reestruturação dos ecopontos existentes, com separação e depósito dos materiais em caçambas e containers, para que o município possa incluir-se a um grupo seleto de cidades sustentáveis.


O parlamentar também enfatiza que os ecopontos municipais já possuem política de doação e recebimento de itens, mas devido ao procedimento operacional de recebimento e estrutura simplificada, como piso sem pavimento, mistura de materiais, falta de controle de acesso e falta de controle na entrada e saída de resíduos e ausência de um agente ambiental na comunidade, muitas vezes limita o ciclo por tornarem-se inacessíveis à população.


"Os ecopontos são espaços para receber resíduos inertes, eletrônicos e recicláveis. Dessa forma, solicitamos ao Executivo Municipal a elaboração desse projeto, pois a indicação justifica-se econômica e administrativamente, contribuindo para a organização dos espaços e bens locais, possuindo a capacidade de tornar sustentável a busca por redução de resíduos descartados de forma irregular", destacou Paraná no teor da indicação.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon