• O Canal da Lili

Receitas de chás que ajudam a ter uma melhor noite de sono e a combater a insônia


Chá de erva-cidreira com hortelã - Imagem: Divulgação

Dormir é o momento único de recuperar as energias, colocar em ordem o metabolismo e regularizar os hormônios, por isso a importância de ter uma boa noite de sono. Os chás que ajudam a dormir são uma opção natural e simples para ajudar no tratamento da insônia, especialmente, para pessoas que tem dificuldade por conta de alguns fatores, como por exemplo estresse ou ansiedade. Com o objetivo de colaborar com a saúde do sono, a Bio Mundo, franquia de alimentos naturais e saudáveis, separou três receitas de chás naturais, que funcionam como calmantes e promovem o relaxamento do corpo, podendo ajudar numa melhor noite de sono. Confira:


Chá de Valeriana

O chá de valeriana é uma das opções mais estudadas para ajudar no tratamento da insônia e ajudar a dormir melhor. De acordo com estudos, a valeriana libera substâncias que aumentam a quantidade de Gaba, que é um neurotransmissor responsável por inibir o sistema nervoso, ajudando a relaxar. Indicam também que a valeriana pode aumentar o tempo de sono, assim como diminuir o número de vezes que se acorda durante a noite.


Chá de Valeriana - Imagem: Divulgação

Ingredientes

• 1 colher (de sopa) de raiz de valeriana seca;


• 250 ml de água fervente.


Modo de preparo

Colocar a raiz de valeriana na água fervente e deixar repousar entre 10 a 15 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber de 30 minutos a 2 horas antes de dormir.


O chá de valeriana deve ser ingerido com cuidado por grávidas e pessoas com problemas no fígado.


Chá de erva-cidreira com hortelã

A erva-cidreira é outra planta muito indicada tradicionalmente para tratar excesso de estresse e insônia. De acordo com algumas investigações feitas, a planta parece evitar a degradação de Gaba no cérebro, o que potencializa o efeito deste neurotransmissor que tem como principal função relaxar o sistema nervoso.


Já a hortelã é uma ótima opção para ser usada em combinação com outros chás. Por ser um expectorante natural, ela facilita a respiração e proporciona refrescância, além de ser combativa contra a insônia.


Ingredientes

• 1 colher de folhas secas de erva-cidreira;


• ½ colher de folhas secas de hortelã


• 250 ml de água fervente.


Modo de preparo

Adicionar as folhas numa xícara com água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber 30 minutos antes de dormir.


O chá de cidreira deve ser evitado durante a gravidez e lactação.


Chá de mulungu

O chá de mulungu não é dos mais conhecidos, mas suas propriedades certamente chamam a atenção. Ele é mais conhecido por suas propriedades calmantes, que são excelentes aliadas para tratamentos de problemas psicológicos. Sendo assim, a erva é usada no combate ao estresse, insônia e ansiedade e aos sintomas da depressão, estimulando a liberação de hormônios que levam ao relaxamento e sensação de bem-estar, ou seja, acalmando os nervos.


Chá de mulungu - Imagem: Divulgação

Ingredientes

• 2 colheres de chá de casca de mulungu;


• 250 ml de água.


Modo de preparo

Colocar a casca na água fervente e deixar repousar entre 10 a 15 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber 30 minutos a 2 horas antes de dormir.


A maior parte dos chás para dormir atuam no sistema nervoso central e, por isso, é importante que sejam consumidos, em média, de 30 a 60 minutos antes de dormir para permitir que tenham tempo para relaxar o corpo e a mente.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon