top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Projeto Laboratório Encantado leva espetáculo a crianças em alas pediátricas de Piracicaba (SP)


Iniciativa levará atividades de ciências, artes, livros e acolhimento às crianças atendidas em duas instituições de Piracicaba (SP) - Foto: Ligia Jardim

Criado para atuar em hospitais com alas pediátricas que recebem crianças em situação de atendimento ambulatorial e de doenças crônicas, o projeto Laboratório Encantado percorrerá sete instituições em seis cidades do Brasil. Com capacidade para atender até 300 crianças por instituição, o projeto chega agora à cidade de Piracicaba (SP). No dia 6 de novembro, a ação acontece no Hospital Fornecedores, com um dia inteiro de atividades, e segue para a Santa Casa, onde permanece de 7 até 10 de novembro.


Desenvolvido pela empresa Mina Cultural, com patrocínio da Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto tem a ciência como tema condutor. Entre as atrações, o espetáculo de bonecos “Laboratório Encantado” será encenado pela Companhia Pia Fraus de Teatro, uma das mais relevantes do País e que já se apresentou nos principais festivais de teatro do mundo. Para atender crianças em estado clínico mais delicado, a peça poderá ser desmembrada em esquetes com tipos de humor e de interações diferentes.



Já no ciclo de cinco oficinas, as crianças serão estimuladas a confeccionar dinossauros articulados, caleidoscópios, móbile com sistema solar, teatro de sombras com animais marinhos, cone de árvore que cresce de uma semente, entre outras atividades.


Um carrinho cenográfico com elementos da ciência e do universo infantil também circulará em áreas da pediatria indicadas pelo hospital. A música faz parte de todas as intervenções e será também a protagonista quando a criança não tiver condição de interagir, como acontece em Centros de Terapia Intensiva.


Kit Ciência

O projeto deixará para cada criança um pequeno legado dessa vivência: um livro especialmente produzido pela Editora Evoluir com a história da peça teatral, ilustrações e o passo a passo para reproduzir as experiências das oficinas com um kit de materiais. O kit conta com uma mochila personalizada, que contém o livro e materiais como lupa, lanterna, tesoura, adesivos, papeis coloridos, giz de cera, canetinhas, entre outros. “A intenção é prolongar a experiência que as crianças viveram, mesmo permanecendo em ambiente hospitalar ou após receberem alta”, conta Luciana Caminha, diretora da Mina Cultural.


Depois de passar por Piracicaba, o projeto segue para Juiz de Fora (MG). A iniciativa já esteve em hospitais nas cidades de Feira de Santana (BA), Osasco (SP), além de Barra Mansa e Resende (RJ).


Até o fim de novembro, a ação percorrerá seis cidades brasileiras - Foto: Ligia Jardim

Sobre a Mina Cultural

Com 16 anos de atividade, a Mina Cultural trabalha na interlocução entre a iniciativa privada e as demandas da sociedade por meio de projetos de impacto, inspirando empresas a serem agentes de transformação, criando soluções criativas e inovadoras para questões sociais e ambientais, e gerando valor compartilhado. Viabilizamos a realização de mais de 600 projetos culturais, esportivos, de saúde, educação e direitos humanos, para os mais diversos públicos, em todas as regiões do Brasil. Nosso comprometimento é com empresas que contribuam para um mundo mais justo e sustentável, assumindo responsabilidades e abraçando causas para reforçar sua identidade. https://minacultural.com.br/ .


Sobre a Fundação ArcelorMittal

A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal. Sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, sempre compartilhando conhecimento e inovação, e contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.

Commentaires


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page