top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Projeto Ecoar: vídeos e podcasts ambientais podem ser utilizados de forma gratuita


Projeto Ecoar realizou cursos de vídeos e de podcasts - Imagem: Projeto Ecoar

O “Projeto Ecoar – Educação, Comunicação, Ambiente e Resíduos” está com inscrições abertas para interessados em utilizar vídeos e podcasts ambientais produzidos na iniciativa em aulas, oficinas e demais processos educativos, de forma gratuita. Trata-se da itinerância da Mostra Ambiental Ecoar, que tem como objetivo promover espaços educativos a partir da exibição de materiais sobre resíduos sólidos e consumo consciente. As inscrições podem ser feitas por meio do link https://bit.ly/InscriçãoItinerânciaEcoar.


Estão disponíveis para utilização 10 podcasts (com cerca de 20 minutos cada) e 11 vídeos (5 minutos cada, aproximadamente), produzidos por alunos de duas edições da iniciativa, que aconteceram nos anos de 2022 e 2023. O projeto é realizado pela Aiôn Socioambiental, GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental) e Prefeitura de Piracicaba, por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), com apoio da Oca (Laboratório de Educação e Política Ambiental) da Esalq/USP, Tempo D Comunicação e Cultura e Ciclo Vida.



Todos os materiais foram produzidos durante cursos realizados pelo Projeto Ecoar, que reuniram mais de 80 pessoas de diferentes faixas etárias e segmentos profissionais. Por meio da metodologia da educomunicação, foram abordadas ferramentas de produção de roteiro, captação e edição, além de educação ambiental, intervenção socioambiental e transformação social.


Entre os temas estão consumo consciente, indústria têxtil, resíduos eletrônicos, descarte de resíduos, compostagem, feiras e hortas, obsolescência programada, resíduos e água, logística reversa, coleta e destino corretos, cooperativas e reciclagem. A elaboração de materiais educomunicativos sobre questões socioambientais é uma das ações previstas no Plano Municipal de Educação.


Difusão de materiais

Os materiais produzidos anualmente são apresentados na Mostra Ambiental Ecoar, que, nas duas edições, aconteceu no NEA (Núcleo de Educação Ambiental), de forma aberta ao público. A última edição aconteceu no dia 1º de agosto, aniversário de Piracicaba. Agora, com a recém-criada itinerância, os materiais podem ser utilizados em diferentes processos e formações.


2ª Mostra Ambiental Ecoar, realizada no NEA - Imagem: Projeto Ecoar

“A itinerância da Mostra Ambiental Ecoar nasce com o propósito de fortalecer a atuação de educadoras e educadores ambientais e contribuir com a difusão dos materiais produzidos pelos cursos do Projeto Ecoar, promovendo espaços educativos, participativos e dialógicos a partir da exibição dos podcasts e dos vídeos produzidos”, afirma Rachel A. Trovarelli, coordenadora do Projeto Ecoar pela Aiôn Socioambiental.


Formulário de inscrição

Após acessar o formulário e fazer a inscrição, os interessados terão acesso a uma cartilha elaborada exclusivamente para auxiliar e inspirar os educadores a organizarem estes espaços, de forma a gerar reflexão sobre hábitos de consumo e gestão de resíduos sólidos. Na cartilha há um passo a passo para organizar a atividade, que inclui uma proposta metodológica com lista de perguntas reflexivas, que podem ajudar a realizar diálogos e debates.


“Ao participar da itinerância, os profissionais estarão contribuindo diretamente para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis em relação ao meio ambiente. É uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências com educadores e profissionais engajados na mesma causa, fortalecendo a rede de atuação”, completa Rachel.


SERVIÇO

As inscrições para a Itinerância da Mostra Ambiental Ecoar podem ser feitas por meio do link https://bit.ly/InscriçãoItinerânciaEcoar. Para mais informações, acesse o Instagram do projeto (@ecoarpiracicaba) ou o site aionsocioambiental.eco.br/ecoar .

Kommentare


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page