Os alunos do 8º ano da Escola Estadual José Martins de Toledo, localizada em Piracicaba (SP), estão imersos no desafio do Projeto Conexões STEAM – Entrando no clima e Transformando a Comunidade, uma iniciativa que busca incentivar o aprimoramento e desenvolvimento dos conhecimentos em ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática entre os estudantes. Steam é um acrônimo em inglês que se desdobra em Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, e foi pensado para os estudantes do 8° ano que tem como um dos temas de estudo curricular as transformações climáticas e os impactos ambientais.
Como reconhecimento pelo esforço e criatividade, duas equipes, compostas por cinco alunos e seus respectivos professores orientadores, serão agraciadas com um passeio de balão sobrevoando o bairro de Ártemis, nesta terça-feira (5). E a JD Balonismo Locação e Promoção de Eventos LTDA, empresa renomada com vasta experiência no setor, será responsável por fornecer essa experiência única. O passeio de balão está programado para as 4h50 da manhã, sujeito às condições climáticas para o voo.
PROJETO
O projeto envolve os alunos na formação de grupos de até cinco membros, acompanhados por um professor orientador, para conceber propostas de projetos de melhorias no bairro onde a escola está situada. Utilizando dados coletados pelo kit Hexa Smart Clima, uma pequena estação meteorológica, os estudantes são desafiados a desenvolver soluções inovadoras.
“O uso do kit Hexa Smart Clima, um equipamento que dialoga com o conceito de IoT, internet das coisas, e permite coletar dados com umidade do ar, pressão atmosférica, luminosidade, pluviosidade, temperatura, incidência de raios ultravioletas, tudo isso coletado em tempo real e projetado em gráficos que podem ser acessados pelos estudantes via internet, por computador ou pelo próprio celular. Foram distribuídos 10 kits para que os estudantes pudessem levar para casa, instalar e monitorar os dados climáticos, que podem ser acessados por qualquer aluno do ano em tempo real através da internet”, explica Sergio Ferreira, coordenador do projeto.
Comments