naver-site-verification: navercb41b2b97c164ef29f6c7e6f752d4317.html
top of page

Programa de Jundiaí (SP) reduz de 27% para 23% o índice de obesidade infantil

  • Foto do escritor: O Canal da Lili
    O Canal da Lili
  • 23 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

Em um ano, município reduz de 27% para 23% o índice de crianças acima do peso - Imagem: Divulgação

O Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil da Prefeitura de Jundiaí (SP) conseguiu reduzir de 27% para 23% o número de crianças acima do peso, em 2022. Retomado no ano passado, com a volta às aulas presenciais, o programa atendeu 1 mil crianças das turmas dos terceiros, quartos e quintos anos do ensino fundamental de três escolas públicas do município.


De acordo com dados da OMS - Organização Mundial da Saúde, a obesidade infantil é diagnosticada em 30% das crianças em todo o mundo. Em 2023, mais 1 mil estudantes foram integrados ao programa em Jundiaí. Os estudantes passam, ao longo do ano, por acompanhamento e atividades promovidas pelas áreas de educação, saúde e de esporte e lazer do município.



O programa começa com medições de peso dos alunos no início do ano. Nas salas de aula, os estudantes têm explicação interativa sobre a importância da alimentação saudável, da prática esportiva, do sono e de hábitos para o crescimento saudável. No final do ano, uma nova medição é realizada para avaliar os impactos das atividades.


Alimentação saudável

Os cerca de 38 mil alunos da rede municipal de ensino de Jundiaí recebem diariamente uma alimentação saudável produzida pela própria cidade, com produtos orgânicos cultivados na horta do programa “Vale Verde”, instalada em uma área de 35 mil m2, uma iniciativa da prefeitura. Rúcula, alface, cheiro-verde, couve, ora-pro-nóbis, moringa e Pancs - Plantas Alimentícias Não Convencionais, como azedinha e vinagreira, chegam sem qualquer agrotóxico ao prato das crianças das escolas.


Horta na escola

Jundiaí mantém ainda o projeto “Inova na Horta” em 105 Emebs - Escolas Municipais de Ensino Básico, que faz parte do programa Escola Inovadora e ensina meninos e meninas a plantar hortaliças. A proposta é incentivar a alimentação saudável, além de promover conhecimentos sobre sustentabilidade e meio ambiente.


Na horta da Emeb Marina de Almeida Rinaldi Carvalho, no Jardim Tulipas, os alunos realizam o plantio de hortaliças tradicionais como alface, rúcula e repolho, e de Pancs, que já fazem parte da alimentação dos estudantes e têm como característica o sabor e a grande quantidade de nutrientes.


Exercícios

As atividades físicas regulares também fazem parte do dia a dia dos estudantes. Em 2023, a prefeitura promove ainda três edições do “Mexam-se”, no parque Mundo das Crianças de Jundiaí. O propósito é estimular a prática esportiva por meio de atividades temáticas.

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page